Editorial – Não desistimos da educação, da ciência e da tecnologia!

2022 foi um ano desafiador, que exigiu malabarismos da gestão WASH para dar continuidade ao seu trabalho, com um financiamento limitado, agravado por se tratar de ano eleitoral. Os investimentos caíram em relação ao ano anterior, justamente no período em que as atividades estavam em franca expansão.
Frente às dificuldades, o WASH não poderia deixar de agradecer a todos os seus parceiros, em especial, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), grande facilitador de todas as nossas ações.

Enfretamento à violência contra a mulher é um desafio de todos

Para sensibilizar os homens e a sociedade para o fim dessa violência, o mês de dezembro é um período de reflexão sobre o tema. O dia 6 de dezembro marca no país, o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A data, também, é registrada no calendário mundial em alusão ao movimento Laço Branco, que reúne homens em prol da defesa das mulheres, no Canadá, desde 1991; e, está inserida no contexto da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”, lançada pela ONU.

WASH incentiva a doação de sangue, com a campanha Doe Sangue…Doe Vida!

A doação de uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. No entanto, o gesto que salva vidas está cada vez mais reduzido, especialmente neste período de festas e férias, com o agravante da pandemia. Para estimular a doação voluntária de sangue entre os membros de sua comunidade, o Projeto WASH lança a campanha natalina “Doe Sangue…Doe Vida!”.

Bolsista do WASH cria jogo, que conscientiza crianças sobre saúde bucal

Ciência e tecnologia dão jogo. É o que comprova o trabalho de iniciação científica de Guilherme de Almeida Soares, 16, estudante da ETEC Profa Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte (SP), que desenvolveu, no Scratch, um jogo para conscientização de crianças sobre saúde bucal. O jogo é destinado á faixa etária de 0 a 12 anos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a condição de saúde bucal da população é alarmante: de maneira global, as doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas e as lesões de cárie em dentes de leite, por exemplo, acontecem em 40% das crianças.

WASH disponibiliza vídeo com Padre Julio Lancellotti”, em seu canal do YouTube

Agora, em vídeo! A entrevista com o Padre Julio Lancellotti já pode ser acessada neste formato. Lancellotti é um dos principais nomes dos Direitos Humanos no Brasil e referência na atuação com a população de rua, aborda temáticas que contornam a fome, a miséria, a paz, os moradores de rua, o neoliberalismo, a aporofobia (desprezo/medo e ódio ao pobre) e deixa uma mensagem otimista aos jovens, mesmo frente às inúmeras dificuldades dos tempos atuais. Confira!