À dir, a ministra, Luciana Santos; e a secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza P. de Moraes

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos,  57, visitou nesta quinta, dia 1º de junho, Londrina (PR), e na sua agenda passou cerca de duas horas na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, onde conheceu projetos de letramento digital, as atividades desenvolvidas pelo Programa WASH na unidade escolar e trabalhos de Iniciação Científica. A Escola adota a metodologia WASH desde 2019.

Luciana estava acompanhada da deputada Luísa Canziani  (PSD-PR) , que hoje preside na Câmara de Deputados, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A visita da ministra foi organizada pela deputada, que é incentivadora do WASH, e já destinou emendas parlamentares para financiamento do Programa.

Bolsista do WASH, Moracyr, faz entrega da placa impressa na impressora 3 D, durante oficina, para homenagear ministra

Participaram do encontro diversas autoridades, entre elas, o deputado Raimundo Santos; o ex-deputado, Alex Canziani; representantes da  Secretaria Municipal de Educação; da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (professor Paulo Sérgio Camargo Filho, do Campus Londrina); o coordenador geral de Letramento Digital, José Augusto; representantes de  empresas como a Positivo (José Goultier Rodrigues), Fundação Araucaria, entre outros convidados.

A Guarda Mirim de Londrina fez uma apresentação especial na recepção à  ministra.

 

Luciana Costa foi recebida pela equipe gestora da Escola Panico e pôde fazer um “tour” para conhecer as atividades. A diretora da Escola, Thatiane Verni Lopes de Araujo, apresentou, à ministra,  projetos como o Laboratório Makerspace, as iniciativas de Iniciação Científica, que foram ampliadas com o trabalho com o Programa WASH e bolsistas do Instituto Federal e, ainda, as atividades da Incubadora de Ideias.

Naara Jheniffer Santos, monitora do Programa Letramento Digital e professora multiplicadora  do 4º ano da Escola Panico, com a ministra

A diretora destacou que a ministra saiu muito impressionada com o trabalho realizado. “A ministra ficou encantada com os projetos desenvolvidos. Ela interagiu com os estudantes, que mostraram as propostas de linguagem de programação; com os  alunos que mostraram o Scratch, o funcionamento de placas do Microbit e atividades que desenvolvem na Iniciação Científica”. Foi um momento muito especial e histórico para a Panico.”

Após visita na Escola Panico, a comitiva da ministra seguiu para o Tecnocentro Londrina.

Equipe gestora da Escola Panico, na recepção à ministra

Paulo Camargo e o  diretor do Campus Londrina da UTFPR, Sidney Lourenço;  a ministra, Luciana Costa; a diretora, Thatiane de Araújo; profa. Lucymary Kuntz; Alex Canziani, presidente da Codel; a deputada federal, Luísa Cansiani; e o deputado Raimundo Santos.

À direita, Cristiane Cordeiro, Fundação Araucária; ao centro, a diretora, Thatiane; José Goutier Rodrigues, da Positivo; e José Augusto de Lima Prestes ,coordenador do Programa Letramento Digital