Para sensibilizar os homens e a sociedade para o fim dessa violência, o mês de dezembro é um período de reflexão sobre o tema. O dia 6 de dezembro marca no país, o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A data, também, é registrada no calendário mundial em alusão ao movimento Laço Branco, que reúne homens em prol da defesa das mulheres, no Canadá, desde 1991; e, está inserida no contexto da campanha “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”, lançada pela ONU, que vai de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres; até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos..
A violência contra a mulher é um desafio de todo país, pois os seus reflexos se estendem para toda a sociedade. Não só as mulheres são as vítimas, mas toda a família, sobretudo uma legião de crianças, jovens e adolescentes, que perdem os pais, o lar e sofrem traumas para toda a vida.
Denunciar é preciso! Ligue 180!
Casos de violência contra a mulher devem ser denunciados no telefone 180, disponível 24 horas por dia, um canal exclusivo para esse tipo de atendimento. Além de receber denúncias de violência, como a familiar ou política, o serviço compartilha informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta sobre direitos e legislação vigente.
E, ainda, que as vítimas não o façam por receio, vizinhos, parentes e familiares podem fazê-lo. O velho ditado: “em briga de marido e mulher, ninguém bota a colher”, é ultrapassado, quando está em risco a vida; e deve ser combatido, no enfretamento da violência contra a mulher.
