Educação e perspectivas étnico-racial e Impactos da Pandemia na vida das diaristas são os temas dos dois primeiros vídeos publicados no canal do WASH
Já estão disponibilizados os primeiros dois vídeos da Série Heliópolis tem ciência, faz ciência e vive ciência. Um projeto do WASH, em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Observatório de Olho na Quebrada.
A série Heliópolis tem ciência é um catálogo com 10vídeos, que apresenta os trabalhos de pesquisa da Iniciação Científica de alunos da EMEF Luis Gonzaga do Nascimento Jr. – Gonzaguinha, na Favela de Heliópolis, de estudantes da UFABC e da equipe da UNAS. Os vídeos foram produzidos durante o I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s, durante o mês de outubro de 2022; e, recentemente, editados.


Nesta quarta, dia 31/08, foram publicados no canal do WASH no YouTube, os vídeos “Educação e perspectivas étnico-racial”, pesquisa do estudante Gustavo do Nascimento Oliveira do Ensino Médio; e “Os impactos da pandemia na vida das diaristas e trabalhadoras do lar”, trabalho realizado pelos estudantes João Victor da Cruz, Karoline Aparecida, Gabriel Feitosa, Leonardo da Silva Pimentel e Letícia, que trazem os resultados de uma pesquisa feita junto às trabalhadoras do lar (diaristas) no território de Heliópolis. Clique, neste link, para assistir aos dois vídeos: I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s – YouTube
Na primeira pesquisa, Gustavo Oliveira destaca que a escola retrata pouco, em sala de aula, a história e a cultura afro-brasileira; e que o racismo é um tema que professores e alunos têm dificuldades de lidar, mesmo sendo vivenciado com frequência na escola.
Oliveira lembra a importância de existir uma legislação que prevê o incentivo ao estudo da história negra, mas que é pouco aplicada, ficando restrita às atividades sobre consciência negra nas datas comemorativas.
O jovem pesquisador propõe que mais temas relacionados às questões raciais como o feminismo, consciência negra e história negra, tenham mais espaço na sala de aula e, também, em atividades extracurriculares, contribuindo para tornar a escola um ambiente antirracista e para reduzir os problemas gerados pela falta de conhecimento sobre a herança afro-brasileira.
Já a pesquisa “Os impactos da pandemia na vida das diaristas e trabalhadoras do lar”, do segundo grupo de estudantes, mostra informações coletadas com astrabalhadoras do lar (diaristas) no território de Heliópolis. O trabalho foi apoiado, inclusive, pela ActionAid (Movimento Global para vencer a pobreza). O resultado é um retrato do perfil dessas mulheres, da relação de trabalho vivenciada, marcada pela informalidade e o impacto da pandemia na renda e vida desse grupo.
Para a coordenadora do WASH, Elaine da Silva Tozzi, “a série é um rico acervo e um importante registro do trabalho sobre iniciação científica, desenvolvido por vários estudantes, de diversas redes de ensino. A Escola Gonzaguinha foi uma grande parceira e o laboratório das ações, agregou estudantes, professores, a comunidade e bolsistas do Projeto WASH, o que mostra como toda comunidade aprende e cresce quando pratica a iniciação científica e desenvolve a ciência cidadã, trazendo resultados para a toda comunidade escolar e a sociedade instalada no entorno deste território”.
A cada semana, quatro trabalhos serão publicados
A série Heliópolis tem ciência será divulgada, gradativamente, no canal do YouTube do Projeto WASH.
Depois destes dois primeiros vídeos, já existe um cronograma com a programação que será disponibilizada às terças e quintas feiras, no canal do WASH, no YouTube. Confira e não perca nenhum vídeo:
Programação da Série no Canal do YouTube:
Dia 01/09 – quinta-feira:
- Vídeo 03- Alfabetização Científica no Ensino Fundamental
Apresentação: Bianca Faveron Melo (UFABC)
- Vídeo 04 – Círculo de leitura entre jovens ou como vencer a adversidade?
Apresentação: Maria Clara Rosa Queiroz
Dia 06/09 – terça-feira
- Vídeo 05 – Analfabetismo no Brasil
Apresentação: Esther, Ana Luiza, Ana Carolina e Hillary (EMEF Gonzaguinha)
- Vídeo 06 – Como os professores trabalham o tema do descarte de resíduos em Heliópolis?
Apresentação: Pedro Henrique Lelli Guirão (Ensino Médio)
Dia 13/09 – terça-feira
- Vídeo 07 – O uso de metodologias qualiquantitativas no ensino de questões sobre mobilidade urbana em Heliópolis – o ensinar sobre o ir e vir em Heliópolis
Apresentação: Luiz Felipe dos Anjos (UFABC)
- Vídeo 08 – Esquecidos – moradores em situação de rua
Apresentação: Carlos, Douglas, João e Geovanna (EMEF Gonzaguinha)
Dia 15/09 – quinta-feira
- Vídeo 09 – Educação Integral desde o bairro educador
Apresentação: Adryelle Cabral dos Santos (Ensino Médio)
- Vídeo 10 – Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio – Temáticas sociais e questões comunitárias
Apresentação: Isis dos Santos (UFABC)
Texto: Denise Pereira



