Nesta sexta, dia 26/08, uma espécie de “trailer” sobre a série antecipa o que os vídeos vão levar ao público

O Projeto WASH, em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS),  Universidade Federal do ABC (UFABC) e Observatório de Olho na Quebrada,  orgulhosamente, apresenta a série Heliópolis tem ciência, um catálogo audiovisual,  com 10 vídeos, que estará disponível no canal do YouTube do WASH, e  retrata parte da produção da iniciação científica de alunos da EMEF Luis Gonzaga do Nascimento Jr. – Gonzaguinha, na Favela de Heliópolis, de estudantes da UFABC e da equipe da UNAS.

Os vídeos foram produzidos durante o  I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s, durante o mês de outubro de 2021, e, agora, foram editados, resultando nesta série, com muita informação e temas diversos que passam pela Educação, Alfabetização, Círculo de leitura, Educação Integral, Iniciação Científica; trazem discussão sobre o impacto da pandemia na vida das diaristas, abordam a questão do descarte de resíduos, retratam os moradores de rua e a questão da mobilidade urbana.

Cada vídeo é resultado do trabalho de pesquisa de estudantes da EMEF Gonzaguinha, de equipes da UNAS e bolsistas do Projeto WASH da UFABC.

Para garantir um resumo do que o público vai poder assistir, uma espécie de “trailer oficial” foi preparado para o lançamento da série Heliópolis tem ciência; e está sendo disponibilizado nesta sexta, dia 26/08. Além dos alunos-pesquisadores, neste trailer, ganham voz representantes das entidades promotoras das atividades;  professores e orientadores da escola, que falam sobre essa vivência da iniciação científica; representante da Biblioteca Comunitária de Heliópolis e da coordenação do Projeto WASH. Clique aqui para assistir!

“A série é um rico acervo e um importante registro do trabalho sobre iniciação científica, desenvolvido por vários estudantes, de diversas redes de ensino. A Escola Gonzaguinha foi uma grande parceira e o  laboratório das ações, agregou estudantes, professores, a comunidade e bolsistas do Projeto WASH, o que mostra como toda comunidade aprende e cresce quando pratica a iniciação científica e desenvolve a ciência cidadã, trazendo resultados para a toda comunidade escolar e a sociedade instalada no entorno deste território”, afirma a coordenadora do WASH, Elaine da Silva Tozzi.

Esse projeto foi possível porque teve apoio do deputado federal, Alexandre Padilha.

A cada semana, quatro trabalhos serão publicados

A série Heliópolis tem ciência será divulgada, gradativamente, no canal do YouTube do Projeto WASH.

A estreia da série será na próxima quarta, dia 31/08, com a publicação dos dois primeiros  vídeos.

Serão eles: o Vídeo 01 – Educação e perspectivas étnico-racial, que traz a pesquisa realizada por  Gustavo do Nascimento Oliveira do Ensino Médio; e o Vídeo 02 – Os impactos da pandemia na vida das diaristas e trabalhadoras do lar, apresentado pelos estudantes Letícia Avelino, João Victor da Cruz, Karoline Aparecida Leonardo da Silva Pimentel e Gabriel Feitosa (do Observatório das Favelas – UNAS)

Conheça os demais temas abordados nos próximos vídeos, que serão publicados:

Dia 01/09 – quinta-feira:

  • Vídeo 03-  Alfabetização Científica no Ensino Fundamental

Apresentação: Bianca Faveron Melo (UFABC)

  • Vídeo 04 – Círculo de leitura entre jovens ou como vencer a adversidade?

Apresentação: Maria Clara Rosa Queiroz

Dia 06/09 – terça-feira

  • Vídeo 05 – Analfabetismo no Brasil

Apresentação: Esther, Ana Luiza, Ana Carolina e Hillary (EMEF Gonzaguinha)

  • Vídeo 06 – Como os professores trabalham o tema do descarte de resíduos em Heliópolis?

Apresentação: Pedro Henrique Lelli Guirão (Ensino Médio)

Dia 13/09 – terça-feira

  • Vídeo 07 – O uso de metodologias qualiquantitativas no ensino de questões sobre mobilidade urbana em Heliópolis – o ensinar sobre o ir e vir em Heliópolis

Apresentação: Luiz Felipe dos Anjos (UFABC)

  • Vídeo 08 – Esquecidos – moradores em situação de rua

Apresentação: Carlos, Douglas, João e Geovanna (EMEF Gonzaguinha)

Dia 15/09 – quinta-feira

  • Vídeo 09 – Educação Integral desde o bairro educador

Apresentação: Adryelle Cabral dos Santos (Ensino Médio)

Vídeo 10 – Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio – Temáticas sociais e questões comunitárias

Apresentação: Isis dos Santos (UFABC)

Texto: Denise Pereira