Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Diálogos
Tecnologias nas escolas potencializam saberes e constroem cidadania, defende Valente
Pioneiro em direcionar recursos ao WASH, o deputado federal Ivan Valente, afirma que “só se assegura desenvolvimento e soberania a um país, com maciços investimentos e valorização da educação, da ciência e tecnologia nacional”.
Metade das emendas parlamentares do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) em 2020 está voltada às áreas da Educação, da Ciência e Tecnologia no país. Foram no total 24 emendas apresentadas e dessas, 12 beneficiam esses setores. Essa preocupação constante do parlamentar se traduziu também em recursos para o WASH quando o Programa ainda dava seus primeiros passos, e prossegue até o momento (2014-2020). Valente foi o deputado pioneiro em aportar recursos ao Programa, sendo referência para outros parlamentares que seguiram a sua iniciativa.
Há 28 anos atuando no Congresso Federal, Valente afirma que seu mandato faz uma defesa intransigente da promoção da Educação, Ciência e Tecnologia, seja pela valorização das universidades e institutos de pesquisa públicos, seja através da destinação de emendas orçamentárias para estes segmentos.

Ivan Valente – crédito: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
De acordo com o deputado federal, a proposta é trabalhar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Nossa atuação parlamentar visa, também, resguardar direitos e estruturar políticas públicas que visem a qualidade de vida, a justiça social e a proteção ambiental e dos povos originários. Somos críticos das políticas de ajuste fiscal e estado mínimo, que geram mais pobreza e miséria, na sociedade”.
O deputado defende, ainda, que “só se assegura desenvolvimento e soberania a um país, com maciços investimentos e valorização da educação e da ciência e tecnologia nacional”.
Para falar sobre investimentos em Educação, C&T e sobre o Programa WASH, o deputado federal, Ivan Valente, é o nosso primeiro entrevistado nesta sessão de debates:
WASH: Somos uma sociedade conectada; mas não temos uma educação digital plena – principalmente, na rede pública de ensino. Existem desafios importantes a serem superados, sobretudo, em relação ao uso da tecnologia pelos professores, na sua formação continuada, na infraestrutura escolar, em relação aos gestores das escolas. Como o Sr. vê esse cenário e o impacto disso para o futuro do aprendizado no Brasil?
Dep. Federal Ivan Valente: O conhecimento é um elemento fundante na sociedade hoje; não apenas do ponto de vista escolar, da produção científica e tecnológica, mas também na construção dos direitos humanos e nas relações sociais humanizadas. A introdução das novas tecnologias no ambiente escolar faz parte deste processo de potencialização dos saberes e, ao mesmo tempo, construção da cidadania.
WASH: De acordo com a ONU, o uso das novas tecnologias de comunicação e informação é um fator definidor da educação de qualidade e pode potencializar os benefícios do aprendizado, expandindo as oportunidades. O Sr. acredita que estão surgindo iniciativas que avançam neste sentido e acompanha tais propostas?
Dep. Federal Ivan Valente: Há uma explosão de criação a partir das plataformas de produção digital, as iniciativas são muitas e variadas. Estamos acompanhando de perto a criação de aplicativos na área da saúde que façam a interação entre a população e o poder público na geração de indicadores de saúde que garantam qualidade de vida, tudo isto comandado pela Universidade Federal do ABC. Além disso, acompanhamos, com muito entusiasmo, o substantivo crescimento do virtuoso Programa WASH.
WASH: O Sr. foi o primeiro parlamentar a apoiar nosso Programa. O seu mandato inovou em aportar recursos de emenda parlamentar para investir na formação de pessoas e desenvolvimento de pesquisas. Quando o Sr. conheceu o Programa o que mais o motivou a investir nesta iniciativa que prioriza o método científico para os ensinos fundamental, médio, técnico e graduação?
Dep. Federal Ivan Valente: Nosso mandato tem uma atuação de longa data na área de educação, ciência e tecnologia por entender que é uma área estratégica para o futuro do Brasil. Infelizmente, muitos gestores e governantes colocam a educação na planilha de custos e não como investimento. Com base neste princípio é que apresentamos a emenda ao orçamento que destinou verbas para o Programa WASH. O Brasil tem uma potencialidade muito grande, com jovens criativos e participativos; faltam oportunidades viabilizadas através de políticas públicas, solução de grande parte dos males que afetam este país. Só se assegura desenvolvimento e soberania a um país, com maciços investimentos e valorização da educação e da ciência e tecnologia nacional.
WASH: O que o Sr. diria aos colegas parlamentares para apoiar também o WASH?
Dep. Federal Ivan Valente: Que a sociedade civil organizada, associada a programas e projetos públicos, e focada nas demandas sociais das camadas mais pauperizadas da população, pode viabilizar a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
WASH: Como o Sr. vê a redução de recursos para a ciência e pesquisas no país neste atual governo?
Dep. Federal Ivan Valente: Vai exatamente na contramão do que afirmamos nas perguntas anteriores. Lutamos na Câmara para que ciência e pesquisa sejam objetos de significativos aportes de recursos, que beneficiariam não apenas o povo brasileiro, mas que teriam impacto diretamente no parque produtivo e em nossa posição no mercado internacional, superando gradativamente a histórica dependência tecnológica e nos colocando num novo patamar nas trocas entre nações. O governo Bolsonaro, no entanto, escolheu o conhecimento como inimigo e os retrocessos já são sentidos.
WASH: O Sr poderia fazer um resumo da sua atuação na promoção da Educação, da Ciência e Tecnologia no país?
Dep. Federal Ivan Valente: Nosso trabalho parlamentar segue em defesa intransigente da promoção da Educação, Ciência e Tecnologia, seja pela valorização das universidades e institutos de pesquisa públicos, pela apresentação de emendas orçamentárias, de participação ativa nas Comissões da Casa, na apresentação de projetos de lei, no uso do plenário da Câmara, especialmente em 2019 como líder da bancada, na fiscalização do poder executivo, na organização de debates com especialistas, em mesas nas Universidades e Institutos de pesquisa, enfim, buscamos explorar todas as possibilidades que um mandato permite. Protocolamos 24 emendas ao orçamento de 2020 das quais cerca de metade referem-se a esta área.
Entrevista para Denise V. Pereira
Mais Notícias
WASH nas redes
Compartilhe!
Leia no site:
No post found!
Realização
Parcerias






EMEF Prof.
ORLANDO CARPINO
Campinas – SP
Escola Municipal
LAMARTINE DELAMARE
Jacareí – SP
Escola Municipal
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Campos do Jordão – SP





