Coordenação do WASH faz reunião com Secretaria de Educação local e visita escolas, nesta semana

Oficina WASH em Campos do Jordão – 2019

O coordenador do Projeto WASH e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden em educação para desastres socioambientais, o físico, Victor Mammana, juntamente com a gestora do Cemaden Educação, Débora Olivato; e o físico Will Namem, visitam, nesta semana, Campos do Jordão, para discutir a ampliação do Projeto no município, com ênfase na abordagem ESTEEM (Environment, Science, Technology, Engineering, Expression & Mathematics).

O ESTEEM é uma forma de levar para dentro do tradicional STEM (Science, Technology Engineering and Mathematics), as temáticas de desastres naturais. O método ESTEEM vem sendo desenvolvido em conjunto com as equipes do Cemaden Educação, projeto sob coordenação de Rachel Trajber. A concepção do ESTEEM foi também resultado do trabalho de Elaine Tozzi, pesquisadora e coordenadora do WASH no Paraná, a partir de vivências com alunos do Ensino Fundamental, em oficinas de “Stop motion”, ao produzirem conteúdos audiovisuais relacionados a deslizamentos. (Veja vídeo abaixo).

No dia 26 de abril, terça-feira, a partir das 14h, a equipe do CEMADEN será recebida pela secretária de Educação, Maria Inês de Paiva da Silva, em uma reunião técnica para detalhamento das novidades. 

Neste semestre, mais quatro novas escolas serão beneficiadas com as atividades de alfabetização digital do WASH, com foco na construção de jogos digitais: a Escola Amadeu Carletti Jr., a Escola Integral Santa Clara, a Escola Lucilla Florence Cerquera e a Escola Laurinda da Matta. As outras escolas que serão visitadas dentro da programação já integravam o WASH. São elas: a Escola Dr. Tancredo de Almeida Neves e a Escola Irene Lopes Sodré.

De acordo com Mammana, a proposta é incentivar as escolas a trabalharem com os alunos para a construção de jogos e uso de aplicativos de geolocalização, que priorizem como tema o reconhecimento das áreas de risco e a identificação dos desastres socioambientais no município. Essa visita às escolas ainda será um momento de apresentação do Projeto à comunidade escolar e para os primeiros contatos sobre as oficinas de Scratch, uma linguagem de programação difundida mundialmente, desenvolvida pelo pesquisador Mitchel Resnick, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).

O coordenador do WASH destaca, ainda, que o munícipio de Campos do Jordão já participa do Projeto, desde 2019. “Agora, o WASH terá uma importante expansão chegando a mais quatro escolas; totalizando seis unidades. Já em relação aos bolsistas beneficiados, o WASH oferecerá mais quatro novas bolsas do CNPq para a cidade, garantindo que cada escola venha a ser acompanhada por um bolsista.”

Para conhecer mais sobre o conceito STEEM, assista ao vídeo sobre deslizamentos, disponível no canal do WASH, no YouTube

Confira o cronograma das atividades em Campos do Jordão:

26/4 – terça-feira

14h – Reunião técnica das equipes do CEMADEN com a Secretaria Municipal de Educação

15h30 – Escola Municipal Amadeu Carletti Jr.

27/4 – quarta-feira

8h – Escola Municipal Dr. Tancredo de Almeida Neves

14h – Escola Integral Obra Social Santa Clara

15h30 – Escola Municipal Profa. Lucilla Florence Cerquera

28/4 – quinta-feira

8h – Escola Municipal Irene Lopes Sodré

10h – EMEF Laurinda da Matta


Texto: Denise Pereira