Games for Change América Latina convida para inscrições no ciclo JOIA 2022 – Jogos Online, Infância e Adolescência

Depois de realizar nove festivais anuais, a Games for Change América Latina (G4C Latam) lança o JOIA – Jogos Online Infância e Adolescência, uma plataforma pioneira e original, que consiste na criação de uma rede para acesso a palestras, participação em comunidades de prática, grupos de estudo e mentoria colaborativa para famílias.

As inscrições já estão abertas e, até 10 de abril, têm desconto de 30%. Professores, estudantes e equipes do Projeto WASH podem optar por descontos maiores e até gratuidade total se precisar. Basta preencher o formulário pedindo gratuidade, que a equipe do G4C Latam entrará em contato.

O presidente da G4C Latam e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP), Gilson Schwartz explica que o primeiro ciclo, que começa dia 19 de abril, vai até 1° de agosto. “A partir daí terá início o YOUTHOPIA STUDENT CHALLENGE, uma competição colaborativa para a criação de jogos com causas.”

Segundo Schwartz, os principais objetivos desse ciclo são “acelerar o processo de recuperação pedagógica e social pós-pandemia por meio da criação de jogos com temas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS, que foram lançados pela Organização das Nações Unidas – ONU, em setembro de 2015”. Os ODS reúnem 17 objetivos e tem 169 metas a serem alcançadas até 2030. O JOIA dará ênfase as metas: educação, meioambiente, saúde, empreendedorismo e cultura (economia criativa).

Schwartz destaca que, neste primeiro ciclo, 21 especialistas do Brasil e exterior vão compartilhar conhecimento em todas as áreas relevantes para a compreensão e apoio a criação de jogos por e para crianças e adolescentes. “Saúde mental e física, modelos inovadores de socialização, práticas pedagógicas transdisciplinares, filosofia dos jogos criativos e relações entre cidadania, design lúdico e novas tecnologias como metaversos, blockchain, criptomoedas e jogos, e internet das coisas são alguns dos temas e tecnologias na agenda JOIA”, adianta.

Para Schwartz os jogos online contribuem para a iniciação científica e o aprendizado de crianças e jovens. “A experiência do (Projeto) WASH é eloquente. A vivência lúdica é fundamental para o aprendizado, inclusive para a iniciação científica. Todo jogo é um sistema, combina regras, tecnologia e percepção de valores. Aprender a criar jogos é talvez até mais importante que apenas jogar (que obviamente é importante também, se os jogos atenderem a requisitos pedagógicos e aos direitos de crianças e adolescentes)”, aponta.

E ressalta a excelência dos conferencistas nacionais e internacionais. “A abertura é, também, o lançamento em português e espanhol do relatório “Playful by Design”, de Sonia Livingstone, uma das mais importantes pesquisadoras sobre infância, tecnologia, mídias digitais e jogos na atualidade. Ela é professora da London School of Economics (Inglaterra) e abre o JOIA no dia 19 de abril, às 19 horas.”

Outro destaque é a participação do físico e coordenador geral do Projeto WASH, Victor Pellegrini Mammana, que abordará o universo do Workshop de Aficionados em Software e Hardware (WASH). Mammana faz sua conferência no dia 2 de maio, às 18h.

Também estão confirmados os conferencistas Malu de Andrade, ex-diretora da SPCine e produtora de audiovisual; Linda Pagani, da Universidade do Québec, Montreal, especialista em mídia e infância; Wellington Nogueira, criador do Doutores da Alegria, entre outros.

Schwartz reforça, ainda, a importância das parcerias, como a do G4C Latam com o Projeto WASH, que participou do IX Festival Games for Change América Latina 2021. “Nos últimos anos aprendemos com a internet que não basta criar redes, é preciso que as redes formem redes de redes, metaredes, supraredes, transredes… Enfim, plugar na internet pode levar ao encarceramento das pessoas em bolhas. Promover a fertilização cruzada de redes afins é o caminho para a ampliação da inteligência coletiva (não necessariamente ou exclusivamente artificial), promover a criatividade a partir da diversidade e a tolerância por meio da convivência em todas as esferas”, observa.

O JOIA 2022 tem início no dia 19 de abril e segue até 1° de agosto. Segundo Schwartz, cada seminário ao longo do ciclo JOIA será conduzido por um profissional, ativista ou pesquisador reconhecido nacional e internacionalmente. “Conteúdos relevantes serão compartilhados antecipadamente. A cada sessão, a Games for Change América Latina abrirá um processo de formação de grupos de estudo, comunidades de prática e mentoria colaborativa que contarão com a mediação de profissionais ou pesquisadores especializados”, completa.

Como participar

Todos os detalhes e novidades podem ser encontrados nas mídias sociais ou no blog da Games for Change América Latina. (https://latam.gamesforchange.org/).

Até o dia 10 de abril, a assinatura integral para as 21 sessões tem desconto de 30%. Além de participar ao vivo, a assinatura dá acesso aos vídeos, à comunidade e aos jogos. Também há possibilidade de assinatura parcial para até 10 sessões; e inscrição avulsa para uma sessão.

Atenção! Para quem precisa de desconto maior que 30% e até gratuidade total, todas as inscrições vão até o dia 10 de abril.

Link para inscrição:

https://doity.com.br/ciclo-de-seminarios-sobre-jogos-online-infancia-e-adolescencia-joia

Texto: Delma Medeiros
Revisão: Elaine da Silva Tozzi, Nádia Abilel de Melo