Entrevista com a Professora Doutora Martha Marandino
O Programa WASH promove a alfabetização científica, tecnológica e a iniciação científica, no processo contínuo de desenvolvimento de suas atividades não formais de educação, sempre em parceria com instituições de ensino. A proposta desta entrevista partiu da pesquisadora e coordenadora do Projeto WASH no Paraná, Elaine Tozzi, que também contribuiu com a elaboração da linha mestra dos debates.
O trabalho jornalístico foi conduzido por Bárbara Beraquet, tendo sido responsável pela realização da entrevista e pela produção do registro audiovisual. A colaboradora Tayssa Marques ficou responsável pela realização da pós-produção.
A Professora Doutora Martha Marandino é uma das referências nesta área, da Alfabetização Científica. Ela estuda, em especial, a alfabetização científica em ações de educação não formal e comunicação pública da ciência. Martha é docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Ela colabora no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Fiocruz.
O Conexão WASH sabendo da importância e do relevante trabalho da Professora quanto ao tema, a recebe para esta entrevista.
Confira!
Alfabetização Científica é uma expressão que, cada vez mais, se faz ouvida no contexto da melhoria do ensino de Ciências. Assim como abordamos a alfabetização como um processo em que a criança aprende a decodificar os elementos presentes na escrita, falamos da alfabetização científica a partir da apropriação do conceito da alfabetização, mas associada à capacidade de compreensão da ciência e da tecnologia.