Quem nunca se sentiu perdido  na hora de produzir um trabalho de conclusão de curso (TCC), um relatório de pesquisa, um artigo, uma tese ou uma proposta de projeto ? Esta é uma situação comum, mas que pode ser superada com orientações de quem atua há uma vida inteira em pesquisa científica e em desenvolvimento tecnológico.

O Programa WASH, a Associação Brasileira de Informática (Abinfo), o Latin American Chapter da Society for Information Display (SID), com o apoio do Instituto Arca+ e do CNPq, realizarão o Seminário “Documentação em Ciência e Tecnologia”, a ser apresentado pela Professora Doutora Alaide Pellegrini Mammana.

O evento, inicialmente proposto para orientar os bolsistas do Programa WASH, é aberto à participação do público em geral, mas com vagas limitadas.

As inscrições devem ser efetuadas no site do Programa WASH, neste link: https://wash.net.br/seminariocet/

Alaide Mammana é física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, especialista em Engenharia Nuclear (USP/IEA/CNEN) e doutora em Ciências pela Escola Politécnica da USP. Foi pesquisadora do Instituto de Energia Atômica, em São Paulo (1963- 1966), onde chefiou o Serviço de Eletrônica. Foi docente do IFUSP e da Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP, tendo se aposentado como Professora Titular. É diretora do Capítulo Latino-Americano da Society for Information Display (SID), pesquisadora da Associação Brasileira de Informática (Abinfo) e membro de seu Conselho de Administração.

Nesta entrevista, Profa. Alaide antecipa alguns temas que serão abordados durante o evento. Vale a pena acompanhar e garantir a sua vaga. A participação é gratuita.

Programa WASH: É difícil produzir/construir um projeto de pesquisa, um relatório ou trabalho de final de curso ou uma tese?

Profa Alaide: Não é difícil. Mas é preciso trabalhar com base no método científico e, também, ter um bom domínio da língua em que será redigido o texto. Neste seminário, vamos discutir brevemente o método científico e o método das engenharias, fundamentais para a produção de um bom documento em ciência e em tecnologia, e como enfrentar as dificuldades na organização e preparação de  documentos, sejam trabalhos de fim de curso, teses, artigos, relatórios de pesquisa ou relatórios técnicos e mesmo propostas de projetos.

Programa WASH: As escolas não ensinam os estudantes a construir projetos de pesquisa?

Profa. Alaide: Ao longo da minha carreira, orientei centenas de estudantes brasileiros e estrangeiros dos vários continentes. Pude observar que os estudantes brasileiros têm, em geral, mais dificuldade em redigir textos científicos e técnicos que os estudantes estrangeiros, principalmente europeus. Sinto que devemos dar maior importância ao estudo da língua, com ênfase na redação e na leitura crítica, hoje prejudicadas com o uso excessivo da Internet. É um esforço que deve se iniciar no ensino fundamental, com continuidade no ensino médio e no ensino superior. As várias formas de expressão devem ser analisadas e exercitadas buscando-se desenvolver nos alunos a capacidade de análise e de crítica tanto no que se refere ao conteúdo quanto à linguagem. 

Programa WASH:  E quanto às dificuldades para fazer um projeto, ela é a mesma para um iniciante, ou seja, para um estudante na produção de seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, que para um pesquisador na sua tese?

Profa. Alaide: As dificuldades dizem respeito tanto a estruturação do conteúdo quanto à linguagem. Sinto que muitos estudantes brasileiros têm dificuldade com a forma de expressão chamada de descrição, e que é  necessária na produção da narração e da dissertação.

Programa WASH:  Tempo pode definir a qualidade do projeto?

Profa. Alaide: A duração de um projeto de pesquisa é um problema sério. Pode variar muito dependendo do tema. Trabalhos de pesquisa em áreas experimentais requerem muito tempo, pois baseiam-se em experimentos, coleta e análise de dados. Destaca-se a pesquisa clínica de medicamentos e vacinas que, por requerer quatro fases de testes, demanda muito tempo para sua realização não havendo como acelerá-la. É complicado fazer pesquisa com a pressão de datas e, muitas vezes, os prazos propostos pelas agências de fomento podem prejudicar o alcance dos resultados.

Programa WASH:  Qual a importância da documentação na pesquisa?

Profa. Alaide: A documentação é fundamental na ciência e na tecnologia.  Permite ao autor da pesquisa organizar o conhecimento gerado. É o veículo para a difusão do conhecimento entre indivíduos e gerações. Permite que o trabalho realizado e os resultados alcançados sejam submetidos à crítica pelos pares. É o registro do conhecimento gerado, imprescindível para o avanço da ciência e da tecnologia. Deve, no entanto, ser produzida com critérios que são definidos pelos métodos científico e da engenharia, métodos estes que devem ser exercitados.É importante observar que, muitas vezes, se avalia o trabalho de pesquisa pelo número de documentos produzidos. Não se deve considerar o documento em si como o resultado do trabalho de pesquisa; este deve ser avaliado como tal.

Programa WASH:  Como estimular a Educação Científica e tecnológica para educandos e educadores, desde o Ensino Fundamental, incentivando e preparando os estudantes para a produção de pesquisas e, também, como formar os profissionais que vão transmitir esses conhecimentos?

Profa. Alaide: Estimulando a curiosidade, o questionamento, as perguntas. A curiosidade científica é natural no ser humano e deve ser incentivada, provocada.

Programa WASH:  Existe alguma diferenciação da documentação que deve ser considerada para a ciência e a tecnologia e as demais áreas?

Profa. Alaide: A ciência e a tecnologia têm naturezas distintas. A ciência é fruto da curiosidade humana e pertence à humanidade. A tecnologia é o conhecimento do gesto, é o saber fazer. Está a serviço de um grupo humano para atender suas necessidades de energia, transporte, alimentação, informação e lazer. Pertence, pois, ao grupo social, assim como a língua e a literatura e, por isso, tem valor econômico. No entanto, a ciência beneficia-se da tecnologia e vice-versa, apoiando-se mutuamente. A documentação de ciência e de tecnologia têm bases comuns, que são os  métodos científico e da engenharia.

Saiba Mais!

O Seminário Documentação em Ciência e Tecnologia será apresentado pela Profa. Alaide Pellegrini Mammana, no próximo dia 24 de setembro, das 16h30 às 18h30. O evento será uma importante iniciativa para facilitar a vida de estudantes e de pesquisadores que vivenciam as dificuldades de produção de seus trabalhos de conclusão de curso, redação de relatórios técnicos ou teses. De acordo com a professora, a proposta é mostrar como a documentação científica é importante.

O evento é voltado para os bolsistas do Programa WASH, em qualquer modalidade de bolsa, e, também, será aberto ao público em geral.

As vagas são limitadas! As inscrições devem ser efetuadas no site do Programa WASH: wash.net.br.

Informações pelo email: inscricoes-eventos@wash.net.br.

Profa. Alaide Mammana: dificuldades na construção dizem respeito tanto a estruturação do conteúdo quanto à linguagem.

Texto: Denise Pereira

Revisão: Nádia Abilel de Melo

Mais Notícias

    WASH nas redes

    Compartilhe!

    Leia no site:

    No post found!

    Realização

    logo cemaden
    ministério da ciência, tecnologoa e inovação

    Parcerias

    Logo - Nós somos a ciência
    Logo - Companhia Cultural Bola de meia

    EMEF Prof.
    ORLANDO CARPINO
    Campinas – SP

    Escola Municipal
    LAMARTINE DELAMARE
    Jacareí – SP

    Escola Municipal
    TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
    Campos do Jordão – SP