Unindo pesquisa, atividades lúdicas e competição, a segunda edição da Copa Americanense de Foguetes, realizada no Liceu Salesiano, em Americana, no sábado passado, 19 de agosto, contou com a participação de 80 equipes; entre elas, grupos de estudantes e professores do Programa WASH/Sesi Sumaré. Muito além de marcar presença na disputa, uma equipe do WASH/Sesi Sumaré foi classificada entre os 15 melhores na competição.
Um importante passo foi dado para a ampliação do Programa WASH em São Carlos, neste mês de agosto. Graças a um trabalho de articulação entre o Programa e a Rede Municipal de Ensino, o WASH foi apresentado para gestores das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), no dia 9 deste mês. Também, neste dia, foi realizada reunião com o IF São Carlos para discussão de adesão ao Programa.
A abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia aconteceu no sábado, dia 12, na Câmara Municipal, com a presença de aproximadamente 100 pessoas, incluindo os alunos do Programa WASH, que receberam seus certificados por participarem das atividades do primeiro semestre de 2023. Os certificados foram entregues aos estudantes do 4º e 5º anos das Escolas Municipais de Dr. Camargo, Padre Mateus Elias e Tancredo Neves.
Com o processo de automação do microtrator, o usuário/agricultor não precisa mais estar no equipamento para usá-lo, já que pode programá-lo para a realização da tarefa, reduzindo os acidentes comuns ao equipamento. O físico, Wagner Tomé Silva, também, mestre e doutor em Engenharia Agrícola, pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI-Unicamp), bolsista do Programa WASH e integrante do grupo, conta que a pesquisa teve início no ano passado, após um levantamento que apontava inúmeros acidentes com este equipamento, que é muito popular entre os pequenos agricultores.
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio do Projeto de Extensão: Clube de Ciências Meninas nas Exatas e Jovens Cientistas, em parceria com o Programa WASH e Prefeitura Municipal de São José dos Campos, desenvolveu a atividade de Criação de Slime, que mobilizou as crianças para, literalmente, botar as mãos na massa, usar e abusar da criatividade. As atividades foram realizadas com a supervisão da professora Maria Tereza Fabro, que atua em parceria com o professor Lineu Alves Filho.