Black Mirror foi a única sugestão de série televisiva, na lista das melhores produções, indicadas por cientistas convidados.
Se você é daqueles que troca um filme por uma boa série, aproveite a sugestão da coluna Cine & Ciência, desta semana. Dentro das indicações, a cientista convidada, Luciane Portas Capelo, professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – Campus São José dos Campos), com Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em Biologia Celular e Tecidual; Pós-doutorado em Biologia do Desenvolvimento pela Universidade de Harvard e em Genética, pela USP, recomenda a série Black Mirror.
A série é uma produção britânica, aclamada pela crítica americana e disponível na Netflix, e de acordo com a cientista, “a cada episódio, a série traz uma questão científica diferente”.
Capelo faz um alerta à comunidade: a série é para adultos. Ela sugeriu o episódio “Queda Livre” (nosedive). “Não é tão pesado”, diz a cientista.
No nosso Facebook, Luciane fala as motivações que a levaram a indicar Black Mirror. Não deixe de acessar nossa página e, também, acompanhar a sinopse da série.
Com esta sugestão, a coluna encerra as produções cinematográficas indicadas por cientistas convidados. A partir da próxima semana, outro grupo − agora o de divulgadores de ciência − entra em cena. Confira, até aqui, as produções escolhidas como as melhores de todos os tempos pelo nosso júri de cientistas:
Confira os filmes sugeridos pelos cientistas:
- 2001, uma odisseia no espaço – 1968
- O Jogo da Imitação – 2015
- Madame Curie (Radioactive) – 2019
- De volta para o futuro (Trilogia) – Lançamento da Triologia: 1985, Segundo filme: 1989 e Terceiro filme: 1990
- Estrelas Além do tempo – 2017
- Contato – 1996
- Onde fica a casa do meu amigo? – 1987
Mais sobre a coluna:
Cine & Ciência é uma coluna especial para divulgar filmes com temas que contornam a ciência, que foram selecionados por um time de cientistas e divulgadores de ciência, convidados pelo Programa WASH.
No total, foram 19 convidados, sendo 10 cientistas e nove divulgadores de ciência (jornalistas e profissionais que atuam na disseminação da ciência), de diversos órgãos e unidades científicas.
De acordo com a jornalista, Denise Vieira Pereira, autora e organizadora da pesquisa, a ideia foi publicizar filmes que tivessem a chancela de quem vive, atua, trabalha e divulga a ciência.
A lista dos filmes reúne 14 produções cinematográficas, uma vez que houve coincidência na indicação de alguns filmes.
Segundo a jornalista, a ideia de construir esse material também é disponibilizá-lo para que professores possam acessá-lo para trabalhos dentro e fora da sala de sala de aula.
Texto:Denise Pereira
Foto: Arquivo Pessoal: Luciane Portas Capelo
Ilustração capa do filme: Site Adoro Cinema