A deputada é uma das mais importantes apoiadoras do WASH e já destinou quatro emendas ao Programa, para apoio nacional e, também regional, no Paraná

A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) é a nova presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. Luísa está em seu segundo mandato e, na legislatura anterior, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação analisa e debate, entre outros temas, as políticas nacionais de ciência e de tecnologias da informação, a cooperação com outros países e organismos internacionais e o desenvolvimento tecnológico.

Para falar sobre o trabalho da parlamentar na Comissão e outros temas, o WASH conversou com a deputada, nesta semana.

De acordo com Luisa, a “CCTi é uma das mais importantes na Câmara para a indução do desenvolvimento econômico e na redução das nossas desigualdades”. Ela destaca que na presidência da Comissão terá o compromisso de incentivar a participação de meninas e mulheres na ciência, na tecnologia e na educação”.

WASH:  Como a presença de uma mulher pode mudar a dinâmica de uma Comissão? Mulheres na ciência, mulheres em espaços-chave na política, eu gostaria que a Sra. comentasse esse tema.

As mulheres têm um olhar mais sensível aos problemas sociais e costumamos transitar por pautas como educação, primeira infância, inclusão, corrupção, assuntos que têm impacto diretamente na vida das pessoas. Temos um olhar mais sensível às questões sociais e somos mais propensas ao diálogo. Também temos estudos realizados mundialmente que apontam que a corrupção é menor onde mais mulheres participam do governo. E acho que uma mulher à frente de uma comissão traz luz a esses temas. Como coordenadora da bancada feminina temos trabalhado para garantir que cada vez mais mulheres ocupem seus espaços, inclusive na política. Apesar de termos um crescimento no número de eleitas, somamos apenas 17,7% do legislativo federal – um índice ainda muito pequeno. Mas importante acrescentar que cada vez as mulheres querem participar e estão participando mais ativamente da vida política do País, formulando e discutindo leis, políticas públicas e lutando pelo que acreditam. E a bancada está unida em uma missão: garantir um País mais seguro, justo e de mais oportunidades para todas as mulheres.

WASH: A Sra. já atuou na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Neste espaço, quais foram os principais destaques do seu trabalho?

Acredito que temos que trabalhar pela educação e formação profissional das meninas, jovens e mulheres. Costumo trabalhar com esses temas porque acredito muito no poder transformador da educação. A partir do momento que as mulheres tiverem independência financeira, elas são menos suscetíveis à violência doméstica. São fatos comprovados. Discutir a violência contra mulheres, o feminicídio, são pautas muito importantes, mas acredito que devemos ter um olhar especial também para a educação, formação profissional e na independência financeira das mulheres.

WASH: A  Sra., também, sempre foi uma apoiadora do Programa WASH, inclusive destinando emendas ao Programa, como presidente esse apoio pode ser ampliado, uma vez que além da educação, o Programa trabalha o incentivo à ciência?

Com certeza! Acredito muito no poder transformador da educação e, sem dúvida, o Programa WASH é uma das ferramentas que auxilia no aprendizado e no desenvolvimento das nossas crianças. Para este ano, inclusive, destinamos emenda parlamentar para auxiliar na manutenção e expansão do projeto e, dessa forma, atingir um maior número de crianças.

WASH: Qual o papel da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação na Câmara de Deputados?

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação foi criada com vários objetivos:

– desenvolvimento científico e tecnológico; política nacional de ciência e tecnologia e organização institucional do setor; acordos de cooperação com outros países e organismos internacionais; – sistema estatístico, cartográfico e demográfico nacional; – os meios de comunicação social e a liberdade de imprensa; – a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão;

– assuntos relativos a comunicações, telecomunicações, informática, telemática e robótica em geral;  – indústrias de computação e seus aspectos estratégicos; serviços postais, telegráficos, telefônicos, de telex, de radiodifusão e de transmissão de dados;  – outorga e renovação da exploração de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens; – política nacional de informática e automação e de telecomunicações; e – regime jurídico das telecomunicações e informática.

WASH:  A presidente também inclui projetos na Comissão? A Sra. já tem alguma proposta em mente para a nova legislatura?

Enquanto presidente tenho as mesmas prerrogativas dos demais parlamentares, podendo apresentar projetos, relacionados à ciência, tecnologia e informática ou qualquer outro tema, e posso também relatar projetos em apreciação nas comissões das quais sou membro. A agenda legislativa para este ainda está em elaboração. Estamos estudando as matérias que estão na comissão para pautarmos as de maior relevância.

Entrevista para Denise Vieira