Para celebrar o Dia da Mulher, suas lutas, feitos e conquistas, nesta quarta, 8 de Março, o WASH publica mais um episódio da série “Divulgando Mulheres na Ciência”, no seu podcast, e traz mais exemplos de cientistas inspiradoras.
No programa desta quarta, vocês poderão conhecer a engenheira espacial, Tiera Fletcher, cientista americana, que atua em um projeto de construção da primeira nave para levar pessoas a Marte. Vale a pena correr para ouvir! Está disponível, aqui, no site e, também, no Facebook do WASH.
A série Divulgando Mulheres na Ciência é resultado da pesquisa da bolsista Isabela Maria Vieira Pereira Rodrigues, formada em Obstetrícia pela USP, em 2022. O projeto da bolsista busca dar da visibilidade às cientistas e seus trabalhos, com intuito de inspirar mais mulheres a ocupar a ciência, utilizando-se da metodologia de contação de histórias.
“Neste espaço, vou dar visibilidade às cientistas de diversos países. Nós já publicamos a história de uma iraquiana, no primeiro episódio; hoje, trago o trabalho de uma cientista norte-americana; e outras serão lembradas aqui. E, claro, não vou deixar de destacar uma cientista brasileira”, destaca Isabela Rodrigues.
Quer conhecer todas as cientistas escolhidas, é só buscar a coluna PodWASH!, no site do Programa e ouvir esse episódio, o primeiro, e todos os outros, que ainda serão divulgados no mês de Março, dedicado às mulheres.
A pesquisa sobre as cientistas
As biografadas pela bolsista no PodWASH foram escolhidas, a partir de um intenso trabalho de pesquisa que envolveu não só conhecer a trajetória dessas profissionais, mas também buscar conhecer um pouco dos seus projetos.
Para encontrar e definir as biografadas, a bolsista mergulhou em fontes como o Google, páginas da Organização das Nações Unida, (ONU), sites como o Fundo Malala (da ativista paquistanesa Malala YouSafzai, que divulga mulheres cientistas), de universidades como a USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Paulista (Unesp) e outras universidade públicas, que sempre postam mulheres na ciência e projetos interessantes, explicou.
“Procurei informações, também, dentro dos sites das cientistas biografadas, ouvi os TED Talks dessas cientistas, disponíveis na internet, e muitas entrevistas e palestras sobre essas grandes profissionais”, afirmou.
Texto: Denise Vieira Pereira