

O WASH traz novidades para a sua comunidade, agora, em março. O Programa acaba de lançar uma nova ferramenta: o PodWASH, nome escolhido para batizar o nosso podcast, que já está disponível no site: www.wash.net.br
Para marcar o lançamento, o PodWASH colocará no ar episódios da pesquisa “Divulgando Mulheres na Ciência”, que integram os estudos da bolsista do WASH, Isabela Maria Vieira Pereira Rodrigues, formada em Obstetrícia pela USP, em 2022.
Isabela já desenvolveu outra pesquisa no WASH, relacionada à promoção de saúde das mulheres, dentro da sua área de formação. Mas, nesta pesquisa, decidiu unir três temas que ela tem grande interesse: a divulgação de mulheres na ciência, a contação de histórias e os podcasts.
“O projeto Divulgando Mulheres na Ciência surgiu do meu apreço por contação de história e pela ferramenta podcast, que uso bastante no meu dia a dia. Sou uma ouvinte assídua de podcasts e a divulgação de mulheres na ciência sempre me atraiu”, comenta a bolsista.
De acordo com a coordenadora do WASH no Paraná, Elaine da Silva Tozzi, o lançamento dessa ferramenta tem um apelo muito importante neste momento. “Em 2023, comemoramos os 10 anos do WASH e os primeiros esforços para trazer inovações para a nossa comunidade começam a ser concretizados. O público do WASH pode esperar mais novidades ao longo deste ano”.
De volta à pesquisa, Isabela argumenta que “os podcasts a ajudaram a proporcionar às outras pessoas um pouco mais de conhecimento e notoriedade às mulheres escolhidas neste trabalho.”
As biografadas pela bolsista foram escolhidas a partir de um intenso trabalho de pesquisa que envolveu não só conhecer a trajetória dessas profissionais, mas também buscar entender um pouco dos seus projetos. O primeiro passo, segundo Isabela, foi levantar uma lista de cientistas para que a comunidade do WASH colaborasse na escolha daquelas que seriam destacadas, tentando dar um viés mais coletivo ao processo. Mas, a resposta não foi a esperada, de acordo com Isabela.
O caminho adotado, então, foi definir as cientistas a partir de uma escolha pessoal, influenciada pela própria pesquisa que vinha sendo realizada.
Para encontrar e definir as biografadas, a bolsista mergulhou em fontes como o Google, páginas da Organização das Nações Unidas, (ONU), sites como o Fundo Malala (da ativista paquistanesa Malala YouSafzai, que divulga mulheres cientistas), de universidades como a USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Paulista (Unesp) e outras universidades públicas, que sempre postam mulheres na ciência e projetos interessantes, explicou.
“Procurei informações, também, nos sites das cientistas biografadas, ouvi os TED Talks dessas cientistas disponíveis na internet, e muitas entrevistas e palestras sobre essas grandes profissionais. Foram escolhidas sete cientistas que terão sua atuação e projetos apresentados. A ideia é trazer um nome a cada semana”, diz a pesquisadora.
Para conhecer as cientistas escolhidas, é só buscar a coluna PodWASH!, no site do Programa, e ouvir o primeiro episódio do Divulgando Mulheres na Ciência.Vai lá e dá um Play ou aperte a seta para ouvir.
Podcast no Brasil
Nos últimos anos, os podcasts passaram a ganhar interesse dos usuários da internet e a popularidade da ferramenta não parou de crescer. O primeiro podcast no país surgiu em 2004 e até uma data foi escolhida para comemorar esse formato, o dia 21 de outubro, como Dia do Podcast.
O podcast nada mais é que uma comunicação em áudio, geralmente um programa ou uma entrevista e traz essa facilidade de acesso, por permitir que o público possa ouvi-lo em seus deslocamentos ou no lugar que desejar. Recentemente, esse tipo de ferramenta tem despertado interesse para uso na educação, uma vez que pesquisas recentes (Ibope) afirmam que 40% dos internautas costumam ouvir conteúdos em podcasts – dando a dimensão do potencial dessa ferramenta.
Texto: Denise Vieira
Conheça todos os episódios: