Um ano desafiador! Podemos definir desta forma 2022, que exigiu da gestão do WASH verdadeiro malabarismo para dar continuidade ao seu trabalho e atuar dentro de um financiamento limitado.

Assim como os órgãos de pesquisa, técnico-científicos e universidades, em todo o país,  o WASH teve que enfrentar atrasos no financiamento e nas bolsas, que custeiam nossas atividades e nossos pesquisadores. Os investimentos caíram significativamente em relação ao ano anterior, justamente no período em que as atividades estavam em franca expansão.

O WASH foi muito longe, realizou mais, ampliou suas parcerias, chegou em mais unidades (escolas, institutos e universidades), mesmo frente a esse período de tantos riscos.  É preciso lembrar que esse cenário de restrição nos investimentos foi impactado e agudizado  por vivermos também um ano eleitoral, como somos financiados por emendas parlamentares, os recursos ficaram ainda mais escassos.

Agradecemos a cada um dos parceiros, professores, coordenadores, bolsistas, gestores, escolas e universidades, que não interromperam suas atividades e continuaram seu trabalho,  mesmo em meio aos transtornos,  e nos ajudaram todos os dias do ano a construir esse Projeto.

Agradecemos, especialmente, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiro constante, que de forma incansável nos atendeu, sempre colocando os seus melhores quadros para orientações e soluções das mais diversas demandas.

Aproveitamos a oportunidade para desejar um período de festas, com mais esperança, com expectativa de novos projetos, de sonhos realizados e ideias renovadas.

Parafraseando Stephen  Hawking, “o importante é a gente não se render.” Continuaremos juntos e, ainda, mais fortes e dispostos a atuar pela educação, tecnologia e ciência no País.

Feliz Natal e um Ano Novo cheio de conquistas em 2023!

Importante! Em razão das festas de fim de ano, as atividades do Projeto WASH serão encerradas em 21/12 (próxima quinta-feira) e retomadas em 16/01/2023 (segunda-feira), para atividades de planejamento. Já a volta das atividades de iniciação científica nas escolas está prevista para o mês de fevereiro em todos os municípios, aonde temos projetos em andamento.

A Coordenação