Crianças da Escola Municipal Helena Kolody, de Prado Ferreira (PR), participantes de oficinas oferecidas pelo Projeto WASH, com apoio do Programa Profissão 4.0, criaram o jogo Space Invaders, utilizando a plataforma Scratch.

O novo jogo é resultado do trabalho de letramento digital e iniciação científica ofertado a estudantes do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, neste semestre.

Coordenado por Lorena Mucheniski e Jordana Rocha, bolsistas do WASH, em Prado Ferreira, o trabalho tem por objetivo estimular as crianças a criarem seus próprios jogos e a trabalhar em equipe, entre outros benefícios que a linguagem de programação traz para o ensino-aprendizagem.

A cada jogo concluído no Scratch com os alunos, as bolsistas fazem uma avaliação de desempenho, com o propósito de analisar o nível de aprendizagem de cada aluno.

Os mais bem classificados recebem um troféu, produzido no FabLab do Programa Profissão 4.0, com o símbolo do jogo que eles desenvolveram. O FabLab é um laboratório digital composto por máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router CNC e plotter de recorte. O troféu – uma reprodução da nave do Space Invaders – foi produzido na máquina de Corte a Laser e entregue, no último dia 8, a duas duplas vencedoras: Lorenzo Alves Bonafe e Miguel Baldrez de Oliveira, alunos do 5°ano B; e Nathaly Rossi Gonçalves e Victor Hugo Bispo Alves, do 4° ano B.

Atualmente, o Programa WASH em Prado Ferreira, em parceria com o Programa Profissão 4.0, atende 95 crianças da Escola Helena Kolody. “O resultado que ascrianças vêm apresentando a cada jogo desenvolvido superam as nossas expectativas”, afirma a diretora do Programa Profissão 4.0, Ana Paula Rodrigues.

O processo de produção é destacado, também, pela diretora da Escola, Cleide Duarte. “O interessante do Projeto WASH é que as oficinas levam os alunos a vivenciarem e produzirem para aprender, incentivando a curiosidade, a investigação de novos conhecimentos e o compartilhamento de saberes e fazeres, ampliando  o caminho para  o processo  de aprendizagem”, afirma.

Cápsula do Tempo

Estagiárias do WASH e do Programa Profissão 4.0,  Lorena e Jordana desenvolveram, ainda, uma atividade extra denominada “De Olho no Futuro”. Na quinta-feira, 10 de novembro, elas realizaram o trabalho da “Cápsula do Tempo” com as crianças do 4° e 5° ano da Escola Helena Kolody.

A Cápsula contém cartas que as crianças escreveram e foi enterrada na área externa da escola; e será aberta em 2032. “Foi um trabalho lindo. Algumas crianças se emocionaram escrevendo a carta. O tema foi “o que elas esperam do mundo daqui a 10 anos!””, conta Ana Paula.

Vídeo da cápsula sendo enterrada com plantio de árvores:

 

Imagens da produção da nave Space Invaders:

 

Texto: Delma Medeiros