Neste mês em que se comemora o Dia do doador voluntário de sangue, em 25/11, o WASH, que tem em suas bandeiras a educação em saúde, acaba de se inscrever numa premiação que aborda essa temática.

Com a matéria “Projeto WASH incentiva sua comunidade a doações de sangue”, de autoria da jornalista Delma Medeiros, bolsista do WASH, o Projeto concorre ao 1º Prêmio Mol de Jornalismo para a solidariedade.

A inscrição para participar desse prêmio já foi concluída e as exigências para a participação, que incluíam fazer um curso determinado pelo Instituto, foram cumpridas. Agora, a sorte está lançada.

De acordo com o Instituo Mol, o Prêmio busca reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania.

Ainda estão abertas as inscrições para a participação que vão até 9 de dezembro; e não é possível informar quantos trabalhos estarão concorrendo com o WASH.

A matéria do WASH

A matéria do WASH disputa  a categoria Profissional. Nela, a jornalista, Delma Medeiros,  aborda o Junho Vermelho e o Dia Internacional do Doador, mostra números sobre os estoques de bancos de sangue, sobretudo durante a pandemia; a realidade da doação no país que mobiliza apenas 2% da população para ser doadora e traz um exemplo de como é possível ajudar nas doações. O coordenador do WASH, Victor Mammana, conta a sua experiência de mobilizar amigos durante o seu aniversário para doação de sangue, numa atitude solidária que pode ser referência para todos.(leia a matéria no link: Projeto WASH incentiva sua comunidade a doações de sangue | Programa Wash)

Os vencedores desta premiação serão escolhidos por uma Banca Avaliadora, composta por profissionais renomados do jornalismo brasileiro, convidados pelo Instituto MOL: Cecília Oliveira (jornalista investigativa e diretora do Instituto Fogo Cruzado), Breiller Pires (jornalista esportivo, comentador na ESPN e editor-chefe da plataforma The Players’ Tribune), Dennis de Oliveira (professor de comunicação, ativista e pesquisador na área de cultura popular e movimentos sociais) e Rene Silva (jornalista e fundador do Voz das Comunidades).

Na categoria Profissional, quatro trabalhos serão premiados nos formatos áudio, vídeo, texto e fotografia. Cada uma delas receberá R$ 5 mil.

Os vencedores serão divulgados em março de 2023.

Informações sobre o Prêmio: Projetos – Instituto MOL

Redação: Denise Pereira.

Texto com informações do Instituto MOL.