Atrações artísticas

O evento traz uma programação variada, com atrações para o público de todas as faixas etárias, distribuídas nos palcos Principal e Infantil, estandes e instalações. Além da exposição e venda de obras literárias de diversas editoras e autores, a preços acessíveis, haverá apresentações de teatro infantil, espetáculo de dança, atrações musicais, contação de histórias, shows, filmes e oficinas diversas.

Alguns dos destaques das atrações são a Cápsula do Saber – Espaço Sensorial e Interativo; a apresentação do espetáculo “Morte e Vida (Ainda) Mais Severina”, inspirada na obra literária “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, direção de Monica Alvarenga, com a Cia. O Clã da Dança, de Pindamonhangaba; concerto e o show “Clássicos do Rock”, com a Banda Sinfônica Juvenil de Jacareí, sob a regência do maestro Douglas da Silva Drumond; Coro da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (OSIJJA), sob a regência do maestro Rodrigo Lopes; contação de histórias com  os integrantes do grupo Talentos da Rede e a contadora NazareLelé Gonçalves; show científico com o físico Wilson Namen, lançamento do livro “J.B. De Mello e Souza – De menino de Queluz a catedrático do Colégio Pedro II”, de autoria de Sonia Gabriel, entre outros. A cerimônia de abertura será na sexta-feira (21), às 9h. Confira mais detalhes da programação, clicando aqui.

Desde a primeira edição, em 2018, até este ano, a FLIJ já distribuiu em torno de 120 mil livros. A entrega dos exemplares nas creches municipais e conveniadas, ocorre do dia 19 a 21/10 (quarta a sexta-feira). Para os demais alunos e professores, será na Biblioteca Municipal, nos dias 21 a 23 (sexta-feira a domingo), das 9h às 18h.

Paixão Pelos Livros

De acordo com a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, o objetivo da FLIJ, que faz parte do calendário anual do município, é estimular a paixão pelos livros e o hábito da leitura. “A FLIJ integra as ações do Programa Jacareí Cidade Leitora, que visa ao desenvolvimento do conhecimento dentro da língua portuguesa. Os alunos e professores recebem vale-livros. A criança vai à livraria, escolhe seu próprio livro e vai montando a sua biblioteca. Nesses anos, cada aluno já recebeu ao menos quatro livros”, explica a secretária.

E acrescenta: “Com isso a criança vai desenvolvendo a memória afetiva, a paixão pela leitura, pelas figuras, pelos sonhos. Elas desenvolvem uma série de habilidades e competências por meio desses livros, que são de qualidade, bem escolhidos. Este ano, serão distribuídos 32 mil livros.”

Este ano, o tema da FLIJ é “Jacareí Conectando ODS”. Maria Thereza adianta, também, que durante o evento haverá a premiação do “Desafio ODS de Ciências”, competição promovida pelo Canal de Ciências. Cinco projetos foram selecionados e, no sábado, será anunciado o vencedor. Na última edição presencial, em 2019, a FLIJ registrou a presença de 45 mil pessoas. A expectativa para este ano é receber 60 mil pessoas.

Texto: Delma Medeiros