Vídeos trazem entrevista com a professora Afira Vianna Ripper, referência em educação e cultura digital, e integram o produto de mestrado da pesquisadora Elaine da Silva Tozzi

Um diálogo de grande interesse para todos que atuam na docência, sobretudo, com alfabetização digital, mas que aborda, muito mais: como fazer pesquisa, o método científico, a importância da escuta pelo professor que pode traduzir em oportunidades de ensino, rememora as origens da alfabetização digital no país com a chegada do Logo, nos anos 60, e projetos pioneiros nesta área como o Ciência na Escola (implantado em Campinas pela Unicamp). Tudo isso está presente em dois vídeos que o Projeto WASH publica, nesta semana, para comemorar o Dia do Professor, em 15/10.
Nos vídeos, Elaine da Silva Tozzi e Wil Namen, pesquisadores do WASH, entrevistam a professora Afira Vianna Ripper. Afira é uma das principais referências no Brasil em educação tecnologia e na linguagem de programação LOGO, tendo, inclusive, grande proximidade com Seymourt Papert, o idealizador do LOGO, que evolui para o SCRATCH, linguagem de programação criada em 2007, pelo Mitchel Resnick do MIT – Massachussetts Tecnology Institute, para facilitar a alfabetização digital, por meio da construção de jogos.
Ao longo da sua carreira docente, Afira atuou com informática educacional, ambiente computacional na escola, linguagem computacional logo, educação e formação continuada de professores. Também é graduada em educação, mestre em psicologia e doutora em educação: história, política, sociedade, pela Puc São Paulo, e, atualmente, é professora aposentada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Os dois vídeos disponibilizados são parte da pesquisa de Mestrado profissional de Elaine da Silva Tozzi, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Londrina), no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza – PPGEN. A pesquisadora, gentilmente, cedeu as entrevistas para serem divulgadas, de forma inédita, no site do Projeto. A pesquisa de Elaine tem a orientação do professor Paulo Sérgio de Camargo Filho (UFTPR) e co-orientação do físico e coordenador do Projeto WASH, Victor Pellegrini Mammana.
De acordo com a mestranda, a conversa com Afira, gravada em outubro de 2021 e agora editada, resume o legado acumulado por ela, no compartilhamento de conhecimentos para a formação docente e discente, sua experiência com o LOGO, sua proximidade com Seymour Papert, a sua vivência com projetos de alfabetização cientifica nos primórdios da chegada de computadores no Brasil.
Para Elaine, “Afira faz a gente acreditar que fazer ciência é possível em todos os espaços e com todos os níveis escolares, ao narrar suas experiências com o Projeto Ciência na Escola, ao vislumbrar em episódios recentes do cotidiano como é possível fazer registros que podem ser quantificados e analisados e se traduzir em estudos, usando o método científico. “Você olha e vê o que está acontecendo”, afirma Afira, para destacar a importância da observação e documentação. “Você tem uma curiosidade. Você tem uma pergunta. Como isso acontece? A maneira como você vai entender como acontece é aí que o método científico entra”, explica.
Relação professor-aluno
Durante a conversa com a professora, ela ressaltou a solidão do professor em suas atividades cotidianas e defendeu “a importância de aproximá-lo de propostas que ele veja sentido para abraçá-las”. Afira afirmou que o profissional precisa de feedback e formação para que possa se inspirar e atuar, uma vez que a relação professor e aluno é muito delicada e exige investimentos.
Afira ainda destacou Paulo Freire, como o nosso “único educador de nível internacional”, abordou temas como a desigualdade e apontou que “aprender ciência é um ato de cidadania e quando a pesquisa acontece na escola, se contribuiu para reduzir as barreiras da desigualdade”.
Os dois vídeos Entrevista com Afira Vianna Ripper Parte 01 e Parte 02 podem ser acessados no canal do Projeto WASH, no YouTube. Para assistir já, basta clicar nos links abaixo:
Parte 01 – link: Entrevista com Afira Vianna Ripper – Parte 01 – YouTube
Parte 02 – Entrevista com Afira Vianna Ripper – Parte 02 – YouTube
Texto: Denise Pereira