Em comemoração ao Dia das Crianças, o Projeto WASH preparou uma seleção das histórias contadas nos episódios da websérie “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, como opção de diversão para a garotada, neste mês de outubro.
As histórias foram produzidas e são contadas pela Cia Cultural Bola de Meia, que preparou cada uma, especialmente, para os programas do Ciência e Cultura.
No total, seis histórias estão disponibilizadas. Para acessar, basta ir até o canal do WASH no Youtube (link: Programa WASH – YouTube) e na Playlist, escolher uma das histórias; ou até maratonar todas, pois são curtinhas.
As crianças são o foco do Projeto WASH, que acredita que o conhecimento científico deve ser estimulado desde a infância. Nesse sentido, promove, desde 2013, atividades educacionais não formais que visam a iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, contando com a participação de jovens e adultos do ensino técnico, médio e de graduação.
Meio ambiente e poluição
Um dos destaques da seleção é a história “Canoa, minha canoa”, sobre o amor entre Ritinha e Pedro Pescador. Prestes a se casar, o casal vê seus planos interrompidos porque Pedro precisa ir embora, em busca de outro lugar para pescar, porque a poluição acabou com os peixes do rio que corta sua aldeia. Para reverter essa situação, Ritinha realiza, em conjunto com os outros pescadores e a comunidade, uma campanha para recuperar a qualidade da água do rio.


Sobrevivência e atitude coletiva
A história “O Rato e a Ratoeira” também mostra a importância da união para a boa convivência. Assustado com a colocação de uma ratoeira pela dona da fazenda onde mora, um ratinho pede a ajuda dos outros animais.
A lista das histórias, contadas pelo grupo Bola de Meia, traz ainda uma lenda dos povos indígenas (Eu vi um peixe no céu), sobre como os Tamoios descobriram onde pescar seguindo a orientação das estrelas; propõe um passeio pelas matas na história.
“Dona Lili e a onça” e Como fazer pipocas? também chamam a atenção, vale a pena conferir!
Sistema solar em destaque
Fechando a seleção, a fábula do rei de um lugar distante que precisa aprender a declamar versos rimados com os nomes dos planetas do sistema solar, para quebrar um encanto e trazer novamente a luz ao seu reino. Com a ajuda de uma mulher sábia, ele aprende sobre os planetas, o sol, a lua e reúne num verso os oito planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus, a Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Texto: Delma Medeiros e Denise Pereira