Educação Integral e Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio são os temas que fecham o catálogo da Série.

A Série Heliópolis tem ciência, faz ciência e vive ciência entra na reta final. Nesta segunda, dia 19, os dois últimos vídeos dos 10, que integram o catálogo da Série, estão disponibilizados no canal do Projeto WASH, no YouTube. As temáticas dos vídeos 09 e 10 são, respectivamente, Educação Integral desde o bairro educador, apresentada por Adryelle Cabral dos Santos (Ensino Médio); e Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio – Temáticas sociais e questões comunitárias, de autoria de Isis dos Santos (UFABC).

Com esses dois vídeos, agora, o catálogo inteiro está disponível ao público. Por problemas técnicos, os dois vídeos que seriam divulgados no dia 15/09, puderam ser disponibilizados somente agora.

A Série é uma iniciativa do WASH, em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS),  Universidade Federal do ABC (UFABC) e Observatório de Olho na Quebrada; e os vídeos foram produzidos durante o I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s, durante o mês de outubro de 2021; e, recentemente, editados.

O recorte da primeira pesquisa, presente no Vídeo 09 – Educação Integral desde o bairro educador, compara escolas integrais e escolas regulares, focando suas metodologias de ensino. Neste estudo, Adryelle Cabral dos Santos critica a relação de aprendizado tradicional, muito baseada em ditados, que não funcionam mais. Ela defende o protagonismo dos alunos, no processo de ensino/aprendizagem.  

A estudante aborda a diferença entre o ensino nas escolas regulares e integrais, destacando que nem sempre escola integral é sinônimo de educação/ensino integral.

Cita, ainda, a experiência vivenciada em Heliópolis e afirma que o apoio de orientadores e professores na Iniciação Científica é muito gratificante, convidando novos colegas a integrarem esse time de jovens pesquisadores.

Vídeo 10 – Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio

No vídeo 10, a estudante, Isis dos Santos, ressalta que a iniciação científica é muito comum na universidade, mas pouco vista no Ensino Médio; e quando isso acontece, ela acontece de forma mais frequente em escolas particulares, com foco na área de Exatas: processos físicos e químicos; e na biologia; mas é pouco voltada às áreas sociais.

Ela traz  o histórico da Iniciação Científica, traçando uma linha do tempo, e  revela, ainda, que encontrou dificuldade em encontrar informações sobre a Iniciação Científica no Ensino Médio.

Isis deu, também, atenção, no seu trabalho, ao processo de iniciação científica dentro da escola Gonzaguinha e abordou os desafios e barreiras encontrados pelos bolsistas. Na sua apresentação, ela mostra resultados de entrevistas realizadas com os estudantes e destaca o potencial transformador da iniciação científica para toda a comunidade escolar e seu entorno.

Na apresentação do tema, Isis visita a obra de Paulo Freire para destacar o conceito de educação bancária, que ela resume como “uma educação, na qual os professores veem os estudantes como vasos vazios, onde são ‘depositados’ conhecimentos.”

De acordo com a jovem pesquisadora, “a  Iniciação Científica coloca os alunos num caminho para entender a realidade ao redor, contribui na percepção e análise do mundo e permite ampliar horizontes.”

A Série Heliópolis tem ciência, faz ciência e vive ciência ─ uma iniciativa do WASH, em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS),  Universidade Federal do ABC (UFABC) e Observatório de Olho na Quebrada  ─ traz à reflexão dois temas de grande importância para a sociedade, nesta terça, dia 13/09: a questão da “Mobilidade Urbana” e o vídeo “Esquecidos”, que aborda a situação de moradores de rua. São, respectivamente, o sétimo e o oitavo vídeos desse catálogo de pesquisas da Iniciação Científica de alunos da EMEF Luis Gonzaga do Nascimento Jr. – Gonzaguinha, na Favela de Heliópolis, de estudantes da UFABC e da equipe da UNAS.

Os vídeos foram produzidos durante o I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s, durante o mês de outubro de 2021; e, recentemente, editados.

Todos os vídeos da Série Heliópolis já estão publicados:

Vídeo 10 – Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio – Temáticas sociais e questões comunitárias (novo)

Vídeo 09 – Educação Integral desde o bairro educador (novo)

Vídeo 08 – Esquecidos – moradores em situação de rua

Vídeo 07 –  O uso de metodologias qualiquantitativas no ensino de questões sobre mobilidade urbana em Heliópolis – o ensinar sobre o ir e vir em Heliópolis

Vídeo 06 – Como os professores trabalham o tema do descarte de resíduos em Heliópolis?”

Vídeo 05 – Analfabetismo no Brasil

Vídeo 04 – Círculo de leitura entre jovens ou como vencer a adversidade?

Vídeo 03- Alfabetização Científica no Ensino Fundamental

Vídeo 02 – Os impactos da pandemia na vida das diaristas e trabalhadoras do lar

Video 01 – Educação e perspectivas étnico-racial

Texto: Denise Pereira