Mais duas boas surpresas para o público da Série Heliópolis tem ciência, faz ciência e vive ciência ─ uma iniciativa do WASH, em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS),  Universidade Federal do ABC (UFABC) e Observatório de Olho na Quebrada. Nesta Semana da Independência, e, também, às véspera do Dia Mundial da Alfabetização, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 8 de setembro, a Série coloca em destaque dois temas muito caros à sociedade: o analfabetismo no Brasil e traz a questão ambiental para o debate, ao tratar o tema descarte de resíduos.

O vídeo Analfabetismo no Brasil”, divulgado nesta terça, dia 6/09,  é resultado de uma pesquisa coletiva, realizada pelas estudantesEsther, Ana Luiza, Ana Carolina e Hillary, da EMEF Gonzaguinha. É a quinta publicação da Série.

Sem querer contar tudo, os jovens pesquisadores, em uma apresentação bem lúdica e emocionante, nos apontam a certeza de que “nunca é tarde para aprender”, como colocado por um participante do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Logo na abertura do vídeo, as estudantes defendem que, com a pesquisa, a proposta foi incentivar pessoas em situação de analfabetismo a voltar à escola e, também, destacar a importância de mais escolas oferecerem o Projeto EJA  a esse público.

No vídeo, o grupo ressalta, ainda, as consequências da falta de aprendizagem (leitura, escrita e compreensão), “que vão da exclusão social à  baixa estima”, afirmam.

As jovens pesquisadoras retratam os tipos e níveis  de analfabetismo (funcional, político, digital e pleno) e trazem entrevistas de cidadãos adultos, que frequentam o projeto EJA na Escola Gonzaguinha, em Heliópolis.

Nas  experiências, ficam evidenciadas a falta de oportunidades para acessar à escola e, como resultado, as inúmeras dificuldades, que vão da impossibilidade de preencher um formulário na busca por uma vaga de trabalho até o peso na hora de disputá-la, sem alfabetização. Ao mesmo tempo, os depoimentos de estudantes do EJA trazem a alegria do acesso ao conhecimento.

Outro momento marcante do vídeo é a participação da professora, Teresinha Sartische, que atua no EJA, na Escola Gonzaguinha.

Descarte de resíduos – segundo tema desta terça

Já o outro vídeo publicado coloca, em pauta, um tema ambiental. O vídeo 6 da Série Heliópolis tem ciência, intitulado Como os professores trabalham o tema do descarte de resíduos em Heliópolis?” é de autoria do estudante, Pedro Henrique Lelli Guirão (Ensino Médio).

O estudante ouviu representantes de três escolas no território de Heliópolis e concluiu que a consciência ambiental dos professores é bastante clara, em relação aos riscos do descarte irregular de resíduos, resultando em poluição, contaminação do solo, doenças, riscos de incêndio etc; mas, “que infelizmente, a abordagem do tema sustentabilidade com os alunos demanda desafios como avançar na contextualização do tema, para além do ‘conteudismo’”. O aluno defende “mais debates e participação da escola, sobretudo, nas áreas com mais vulnerabilidade ambiental, para que problemas sejam solucionados e a Educação Ambiental mude o cenário”.

Série Heliópolis

A série Heliópolis tem ciência é um catálogo com 10vídeos, que apresenta os trabalhos de pesquisa da Iniciação Científica de alunos da EMEF Luis Gonzaga do Nascimento Jr. – Gonzaguinha, na Favela de Heliópolis, de estudantes da UFABC e da equipe da UNAS. Os vídeos foram produzidos durante o I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s, durante o mês de outubro de 2021; e, recentemente, editados.

Já foram publicados até, agora, quatro vídeos, confira:

Video 01 – Educação e perspectivas étnico-racial

Vídeo 02 – Os impactos da pandemia na vida das diaristas e trabalhadoras do lar

Vídeo 03- Alfabetização Científica no Ensino Fundamental

Vídeo 04 – Círculo de leitura entre jovens ou como vencer a adversidade?

A cada semana, novos vídeos são publicados

A série Heliópolis tem ciência vem sendo divulgada, gradativamente, no canal do YouTube do Projeto WASH.

Confira a programação que será publicada, nas próximas semanas. Assistam! A Série Heliópolis está imperdível e, é um modelo de produção da iniciação científica, no Projeto WASH.

Cronograma de novas publicações:

Dia 13/09 – terça-feira

  • Vídeo 07 – O uso de metodologias qualiquantitativas no ensino de questões sobre mobilidade urbana em Heliópolis – o ensinar sobre o ir e vir em Heliópolis

Apresentação: Luiz Felipe dos Anjos (UFABC)

  • Vídeo 08 – Esquecidos – moradores em situação de rua

Apresentação: Carlos, Douglas, João e Geovanna (EMEF Gonzaguinha)

Dia 15/09 – quinta-feira

  • Vídeo 09 – Educação Integral desde o bairro educador

Apresentação: Adryelle Cabral dos Santos (Ensino Médio)

  • Vídeo 10 – Práticas de Iniciação Científica no Ensino Médio – Temáticas sociais e questões comunitárias

Apresentação: Isis dos Santos (UFABC)

Texto: Denise Pereira