Oficinas para capacitação dos docentes foram ministradas por bolsistas do Projeto WASH, com apoio da Secretaria Municipal de Educação


Duas oficinas presenciais para a formação em Scratch com professores da Rede Pública Municipal de Jacareí foram realizadas, nesta semana, na segunda, dia 15/08, e reuniram 24 professores, em dois períodos, no Laboratório de Educação Criativa (Leca) do Complexo Educacional Paulo Freire, no bairro Jardim dos Marcondes. Pela manhã, participaram 10 professores e duas bolsistas e no período da tarde, foram capacitados 14 professores, por quatro bolsistas do Projeto WASH. As atividades aconteceram com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, por meio do projeto Jacareí Conect@ndo ODS.
Os professores envolvidos nesta formação puderam conhecer a proposta do Projeto WASH para iniciação à alfabetização digital de educandos da rede pública de ensino, com destaque para a construção de jogos digitais, utilizando a ferramenta Scratch.
As oficinas foram coordenadas pela bolsista do WASH, Sandra Lanza, bióloga, que contou com o apoio de mais quatro bolsistas do Instituto Federal de São Paulo – Campus Jacareí, vinculados ao Projeto WASH, nos trabalhos com os professores.
Jacareí conta com 86 escolas municipais; destas, 30 unidades são do Ensino Fundamental I, que foram convidadas para participar da atividade. O objetivo desta formação foi capacitar os docentes para colocar em prática com seus alunos a produção de jogos, construídos por meio do Portal do Scratch.
Para a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, “essa é uma importante formação, pois nossos professores estarão aptos a multiplicar conhecimentos de gameficação aos estudantes, para que nossas crianças possam conhecer muito além do que está por trás dos jogos e possam estar mais bem preparadas para profissões neste âmbito, no futuro.”
Após a formação, os professores ainda contam com o apoio da bolsista Sandra Lanza, em um grupo de WhatsApp para tirar dúvidas e compartilhar troca de conhecimentos. Até o momento, 14 dos 24 já se inscreveram no grupo.
De acordo com a bolsista, Sandra Lanza, a formação dos professores foi bastante proveitosa. “Alguns deles me abordavam, ao final da oficina, e diziam que não sabiam da potencialidade dessa ferramenta. Uma professora destacou que não foi só pelo fato de trabalhar os conceitos de programação, mas de ser uma oportunidade de garantir aprendizado aos alunos, para que eles ampliem seus conhecimentos nesta área, brincando.”
Representantes da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí acompanharam a formação, entre elas Danielli Villar, Sueli Sousa,Lia Ikeoka, Karen Vidal e Ana Carolina Valladares.
Ingrid Xavier Ribeiro, estudante de pedagogia no IF Jacareí, bolsista do WASH, que apoiou as atividades, acompanhando os professores, contou que essa foi a sua primeira oficina presencial, e ela percebeu uma grande receptividade dos professores. “Achei a experiência muito legal e essa participação foi importante para me preparar para multiplicar essas oficinas também com estudantes da EMEF Sílvio Silveira, em Jacareí, onde vou atuar com alunos da 4ª série, ainda neste mês”, afirmou.
Também atuaram nesta formação, os bolsistas do IF de Jacareí, Eduarda Diniz Caliari, Felipe Brigagão Santos e Ruth Queiroz da Costa Novais.
O que é o Jacareí Conect@ndo ODS?
O município de Jacareí lançou o programa Jacareí Sustentável, conforme o Decreto 6421/2021, que “adota a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS)”. O projeto Jacareí Conect@ndo ODS foi lançado na Jornada Pedagógica, deste ano. O objetivo é trabalhar, no currículo escolar, os temas do ODS, com escolas e comunidade escolar, mapear os projetos pedagógicos dos ODS, desenvolvidos de forma lúdica e por meio de ações de formação como, por exemplo fazer mapa falado e compor a cartografia social dos ODS, a partir da realidade local.
Texto: Denise Pereira