Já estão sendo veiculadas nas redes do Programa WASH postagens de apoio ao aleitamento materno. As postagens podem ser acompanhadas no Instagram do Projeto. As mensagens destacam a importância da amamentação para a segurança alimentar e, também, como esse ato contribuiu para salvar vidas, reduzir o risco de doenças dos bebês como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias e contribuiu para a redução do risco de outras doenças como asma, diabetes e até obesidade. O aleitamento materno é considerado ferramenta até contra a redução das desigualdades.

As postagens marcam, ainda, o Agosto Amarelo, mês dedicado às ações e reflexões sobre o tema. No período de 1 a 7 de agosto, o mundo celebra a 31ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que, em 2022, tem como temática “fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

As postagens integram a pesquisa da bolsista do Projeto WASH, Isabela Maria Vieira Pereira Rodrigues, que aborda como temática  Educação em Saúde para a promoção de boas práticas obstétricas. A bolsista é graduada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Acompanhe as postagens em nosso Instagram, que traz mais informações.

Mães trabalhadoras têm direito a intervalos para amamentar bebês até seis meses

Mesmo com o fim da licença maternidade, todas as mães têm direito a duas saídas de 30 minutos, durante o seu expediente de trabalho, para amamentar bebês de até 6 meses de idade. Esse direito é previsto pelo artigo 396 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), porque bebês até essa idade devem ser alimentados somente com o leite materno.

Você sabia?

Bebês até seis meses devem se alimentar somente com o leite materno, que tem tudo que eles precisam. Neste período, bebês não precisam consumir água, sucos ou chás, pois o leite materno já contém a água de que o bebê necessita, mesmo nos ambientes mais quentes. A afirmação é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Saiba Mais:

O Mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2017. O uso da cor amarela destaca a importância desse alimento, como verdadeiro padrão ouro de alimentação.

Já a Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma campanha global organizada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação (WABA, em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que surgiu com o objetivo de promover a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida e continuada até, pelo menos, os dois anos de idade.

Redação: Denise Pereira, com informações da Unicef