Programa surgiu de lei uma municipal e é desenvolvido em parceria com várias entidades, entre elas, o Projeto WASH

A prefeita de Prado Ferreira (PR), Maria Edna de Andrade, promoveu um evento, no último dia 15 de julho, para apresentar para a comunidade um robô de 3 metros de altura, resultado do trabalho de ciência e tecnologia realizado com os alunos do Programa Profissão 4.0, uma iniciativa da prefeitura, vinculado à Secretaria de Assistência Social, que tem, entre suas ações, uma parceria com o Projeto WASH. Além do lançamento, foi feita a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Robótica Básica; Robótica Avançada; Arduino; e Instrutor de Tecnologia.

Ana Paula Rodrigues, bolsista do WASH Paraná e diretora do Departamento de Tecnologia e Informação, responsável pelo Programa Profissão 4.0, explicou que a construção do robô foi uma forma de estimular a criatividade dos alunos e o trabalho em equipe, além de proporcionar a aprendizagem tecnológica.

No processo de criação do robô, os alunos trabalharam com robótica, desenho 3D, linguagem de programação em Python, Inteligência Artificial, Machine Learning, Arduíno e manuseio com as máquinas do Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab): impressora 3D, Máquina de Corte a Laser, Router CNC e Plotter de Recorte.

A construção deste robô foi idealizada pelo ex-prefeito Silvio Antônio Damaceno, atualmente presidente do Conselho do Programa Profissão 4.0. O robô, de 3 metros de altura, conta com inteligência artificial programada em Python. Foi construído com os alunos e alunas do Programa e teve como instrutor do curso, o engenheiro Douglas Alexandre Sousa.

“Apesar do robô estar desenvolvido com tecnologias de robótica, inteligência artificial e machine learning, o hardware e software integrados estão aptos a receberem atualizações de novas tecnologias que venham a ser desenvolvidas”, comentou Ana Paula.

Segundo ela, o robô realiza movimentos suaves com a cabeça, braços e mãos que buscam interagir com as pessoas. E a interação foi muito bem recebida. “A comunidade ficou encantada com o resultado. E o projeto é apenas o primeiro passo para inovações tecnológicas e implantação de novas tecnologias que possam surgir ainda”, avaliou.

Para a diretora, “mesmo com a alta tecnologia, o robô ainda não possui a habilidade de andar. Caminhar é uma tarefa difícil, pela estrutura do projeto, mas está nos planos futuros para desenvolvimento”.

O lançamento oficial ocorreu no dia 15 de julho, em cerimônia presencial, na Biblioteca Cidadã Paulo Freire, em Prado Ferreira, com a presença da prefeita Maria Edna de Andrade, do ex-Prefeito Silvio Damaceno, de vereadores, secretários municipais, professores, estudantes e pais. Cerca de 100 pessoas acompanharam a cerimônia.

Texto: Delma Medeiros