Novas escolas adotam a metodologia WASH para intensificar a iniciação científica entre os estudantes

Escola Estadual Paul Eugene Charbonneau adota método WASH
A parceria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFSP), Campus Campinas, com o Projeto WASH, se expande para mais uma instituição na região Oeste: a Escola Estadual Paul Eugene Charbonneau, localizada no Jardim Fernanda. Em maio, as oficinas de programação de computador, começaram na EE Clotilde Barraquet Von Zubem, na região do Campo Grande. Lá, os bolsistas do WASH oferecem oficinas de programação de computadores para cerca de 70 alunos do Ensino Fundamental II.
De acordo com o professor Marcelo Garcia, coordenador local do WASH no IFSP-Campinas, na Paul Eugene Charbonneau, são ofertadas oficinas para estudantes dos 7°s e 8°s anos. “A estimativa é de que 80 alunos participem das oficinas, que foram iniciadas neste mês de junho, e prosseguem no 2º semestre do ano. Nas oficinas, que ocorrem às terças-feiras, no contraturno escolar, os estudantes irão desenvolver um jogo eletrônico”, informou Garcia. Estão envolvidos três bolsistas monitores do WASH, IFSP-Campinas.
Para Garcia, a parceria com o WASH qualifica a formação dos alunos e alunas. “O projeto WASH tem trazido uma importante contribuição na formação dos estudantes. Além de poderem desenvolver projetos de pesquisa na sua área de formação, os estudantes bolsistas têm a oportunidade de serem multiplicadores do conhecimento, ao aplicar as oficinas nas escolas. Os estudantes bolsistas, atualmente, atendem 140 estudantes de escolas públicas das redes municipal e estadual. Na escola municipal Clotilde Barraquet von Zuben, o Projeto atende 60 estudantes do 6º ano; e na EE Paul Eugene Charbonneau, 80 estudantes dos 7ºs e 8ºs anos participam das oficinas de programação”, aponta.
Garcia destaca, ainda, outros benefícios desse trabalho conjunto. “A parceria do Projeto WASH com o IFSP Campus Campinas tem possibilitado uma aproximação com as escolas da cidade, trazendo ganho para todas as instituições envolvidas, integrando as ações articuladas entre as escolas das redes de ensino municipal, estadual e federal.”
WASH está presente em Jacareí
O Projeto WASH está retomando agendas, também, com o IFSP Campus Jacareí. As escolas que participarão estão sendo definidas pela coordenadora local do WASH no IFSP Jacareí, professora Léa Yamaguchi Dobbert, com a secretária de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, e a equipe do WASH.
No total, 14 bolsistas de Iniciação Científica se encarregarão de ministrar as oficinas de linguagem de programação. “Estamos iniciando as atividades e vamos priorizar alunos e alunas dos 5°s anos, que serão atendidas com oficinas da linguagem Scratch”, explicou a professora Léa Dobbert.
Texto: Delma Medeiros