A semana começou com agenda intensa de oficinas no Projeto WASH, com atividades no Paraná e em São Paulo
No Paraná, os destaques ficaram por conta da oficina realizada na segunda, dia 16/5, sobre “Pensamento Computacional Desplugado”, ministrada pelo bolsista do WASH da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR, Guilherme Palha.
A oficina abordou atividades que podem ser aplicadas para desenvolver pilares do STEM. A atividade foi destinada para novos monitores e bolsistas do Projeto WASH e ao público em geral.
Também, no Paraná, em Prado Ferreira, dentro do Programa Profissão 4.0, foi realizada a Oficina do Scratch para os novos bolsistas, nesta terça, 17/5. Os trabalhos foram coordenados pela bolsista Ana Paula Rodrigues, que apresentou o conceito do Scratch e Linguagem de Programação; destacou as etapas, apresentou a plataforma Scratch, abordou os comandos de decisão, elaboração do labirinto e criação de variáveis.
Além disso, a oficina apresentou dicas e sugestões durante a programação sobre a metodologia de ensino para as crianças menores.
São Paulo
Ainda nesta terça, dia 17/05, a bolsista Thainá Aparecida Décio, do Movimento Sem Terra de Luta (MSTL), do Projeto WASH SP, ministrou uma oficina on-line sobre um tutorial de jogo de Ping-pong. A atividade foi exclusiva para a equipe WASH e bolsistas, como parte de um treinamento para a multiplicação posterior às escolas.
Novas atividades estão previstas durante essa semana, com foco na Semana do Scratch, e serão divulgadas no nosso site. Fique atento e acompanhe nossa participação na Semana do Scratch, no nosso site. Novas publicações trarão as atividades.
Sobre a Semana do Scratch
A Semana do Scratch começou domingo, dia 15/05, e prosseguirá até 21 de maio, com a campanha Ondas de Gentileza, lançada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).
A campanha foi inspirada pela educadora ucraniana Olesia Vlasii, que se correspondeu com Mitchel Resnick, professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab, e integrante do grupo criador do Scratch, e contou sobre o trabalho que desenvolve com seus alunos, utilizando a linguagem Scratch para espalhar mensagens edificantes e gentis.
A mobilização da Semana do Scratch tem por meta disseminar o desenvolvimento da fluência computacional de forma criativa, significativa, colaborativa e lúdica para crianças, estudantes e educadores de todo o mundo. Mais informações nos links:
https://scratchbrasil.org.br/
https://scratch.mit.edu/
https://aprendizagemcriativa.org/
Segundo dados da RBAC, o Brasil é o país que mais organiza Scratch Days. Em 2019, foram realizados 550 eventos no país, a maior parte em escolas públicas.
Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis na Página da Semana do Scratch, no Portal Scratch Brasil.
Texto com informações do site Scratch Brasil e Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).
Texto: Denise Pereira
Revisão: Nádia Abilel de Melo