Parceria com o IFSP Campinas leva o projeto para a escola municipal Clotilde Barraquet Von Zuben

O Instituto Federal São Paulo (IFSP) – campus Campinas – retoma a parceria com o Projeto WASH e, em maio, terá início, por seu intermédio, a participação da EMEF Clotilde Barraquet Von Zuben, que adotará o método WASH. A proposta é atender em torno de 70 alunos do Ensino Fundamental II, com idade  entre 11 e 12 anos, da escola localizada no Campo Grande. Serão ofertadas oficinas de Scratch. O Scratch é uma linguagem de programação, desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes. Os trabalhos têm início previsto para o dia 4 de maio, de acordo com o professor Marcelo Garcia, coordenador local do WASH, no IFSP Campinas.

imagem da nova sede do ifsp em campinas, na região do campo grande
Nova sede do IFSP Campinas na região do Campo Grande

“O Projeto WASH permite um envolvimento dos estudantes em desenvolvimento de pesquisas ao mesmo tempo que eles podem compartilhar seus conhecimentos com a comunidade externa. Dessa forma, a parceria permite efetivar a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão”, coloca Garcia.

Integrante do Projeto WASH desde 2013, que na época funcionava no CTI Renato Archer, o IFSP Campinas interrompeu o programa em 2018. Mas, no ano passado, promoveu uma reestruturação para a retomada da parceria, que tem por objetivo a iniciação científica e o letramento digital aos estudantes de escolas atendidas pela instituição.

Segundo o professor Garcia, a ideia é ampliar esse leque para outras escolas daquela região. “No começo do mês de abril, conseguimos uma agenda com a Diretoria de Ensino Oeste, da Secretaria Estadual de Educação, que abarca em torno de 100 escolas estaduais das regiões do Campo Grande, Ouro Verde e da cidade de Valinhos, para propor o evento Fórum de Diretores”, informou. Os encontros do Fórum serão realizados nos dias 27 e 28 de abril, das 14h às 17h, no campus do IFSP Campinas. “Os participantes serão divididos em dois grupos de 50 diretores por dia, com a expectativa de dialogar com 100 escolas estaduais”. E completa: “os diretores desta regional estarão no campus para conhecer a unidade, os cursos e projetos que podem ser realizados em parceria”.

Nesse sentido, uma parte do evento será para apresentar o Projeto WASH aos diretores. “O intuito dessa apresentação é verificar novas escolas interessadas em aderir ao projeto”, diz Garcia. A finalidade é informar sobre as possibilidades que o WASH oferece na área de letramento digital e divulgar o conhecimento científico e tecnológico.

Atualmente, o campus Campinas do IFSP conta com três bolsistas, um professor orientador, e Garcia como professor-coordenador do projeto. Os encontros contarão com a participação das bolsistas do WASH, Cleide Maria dos Santos e Sandra Lanza (dia 27) e Ana Carolina de Deus Soares (dia 28).

Texto: Delma Medeiros
Revisão: Elaine da Silva Tozzi