Não é possível falar em Engenharia no Brasil, sem citar os irmãos Rebouças
Não é possível falar em Engenharia no Brasil, sem citar os irmãos Rebouças: Antônio e André, dois negros que gozam de reconhecimento na história do país por suas importantes obras e por terem lugar de destaque ainda no Brasil imperial (1840-1889), em tempos de plena escravidão. Há aqueles que defendem que os irmãos são os primeiros engenheiros negros do mundo.
Netos de escravos, os Rebouças eram filhos de um advogado, com grande influência e que chegou a ser conselheiro de D. Pedro II. Os irmãos nasceram na Bahia, em 1838 e 1839. Ainda adolescentes (com 17 e 16 anos, respectivamente), entraram, juntos, no curso de Engenharia da Escola Militar do Rio de Janeiro. Mais tarde, se especializaram em portos e ferrovias na Europa.
Estão entre os mais importantes engenheiros do Brasil no Século 19, pela atuação em Santos, Paranaguá e no estado de Santa Catarina.
Entre o legado deixado pelos Rebouças, destacam-se:
-
Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, considerada a maior obra de engenharia férrea do Brasil, com 14 túneis, iniciada em 1872 e finalizada em 1885.
Importante ressaltar que Antônio Rebouças morreu aos 35 anos, em 1874, e não viu a estrada pronta.
Após a morte de Antônio, André mudou-se para o Rio de Janeiro, onde teve um papel importante na luta abolicionista. Em suas obras, proibia a mão de obra escrava.
-
Docas da Alfândega e Doca Dom Pedro II (1871), no Rio de Janeiro.
-
Plano de abastecimento de água do Rio de Janeiro, quando a capital carioca vivia uma profunda crise hídrica, por volta de 1870.
-
Estrada da Graciosa, rota de tropeiros que conectava Curitiba às cidades de Antonina e Morretes, no litoral paranaense, concluída em 1873. André foi engenheiro responsável pela construção e pavimentação do trajeto. Até a metade do Século 20, foi a única estrada totalmente pavimentada naquele estado; e hoje, é importante rota turística.
Os irmãos Rebouças são lembrados e homenageados em todo o país, emprestando sobrenome a túneis, como no Rio de Janeiro; avenida, em São Paulo; ruas e até bairro inteiro, em Curitiba (PR).
Com esse texto, o WASH destaca o do Dia da Engenharia, comemorado em 10 de Abril, uma vez que a Engenharia é uma das nossas áreas de atuação e que compõem a sigla STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).
Para aprofundar!
A dica da redação é um mergulho na tese de doutorado “André Rebouças: da engenharia civil à engenharia social, de Alexandre Dantas Trindade (IFCH-Unicamp) – Setembro/2004.
Texto: Denise Pereira com informações:
-
REVISTA GALILEU: Irmãos Rebouças: quem foram os primeiros engenheiros negros do Brasil. Publicado em 08/09/2020, no link:
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/09/irmaos-reboucas-quem-foram-os-primeiros-engenheiros-negros-do-brasil.html
-
V CONEDU (Congresso Nacional de Educação. Afrodescendentes e a Engenharia no Brasil: um paradigma de 150 anos. SILVA, Regiane Cristina da. e VALENTIM, Silvani dos Santos. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA6_ID9237_03092018205830.pdf