Projeto WASH apoia iniciativa da prefeitura de Jacareí de adotar iniciativas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

A Secretaria Municipal de Educação de Jacareí coordenou, na segunda-feira (4), no Teatro Municipal Ariano Suassuna, dois lançamentos importantes para a definição de políticas públicas do município: a apresentação do “Currículo da Rede Municipal de Ensino de Jacareí e o Lançamento Oficial do Programa Jacareí Conect@ndo ODS”.

Jacareí sustentávelO Jacareí Conect@ando ODS, que tem o apoio do Projeto WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware, será desenvolvido nas escolas municipais, alinhado com o Currículo Municipal que potencializa as características regionais.

A secretária Municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, afirma que os dois lançamentos vão permitir o desenvolvimento de ações e projetos integrados, em parceria com órgãos municipais e outros setores da sociedade civil, para a construção de uma rede de sustentabilidade e buscar atingir as metas propostas pela Agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, e que definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A secretária lembrou que, em novembro do ano passado, a Diretoria de Ensino de Jacareí, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma formação com o tema “ODS Caminhos da Transformação”, com a participação da Frente Nacional dos Prefeitos e instituições de possíveis parceiros que tornaram conhecidas as ações realizadas na cidade.

Na ocasião, o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, sancionou a Lei 6.421/21, que estabelece a “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS” como referência para a elaboração e acompanhamento de ações e programas das políticas públicas, visando a promoção do desenvolvimento sustentável do município em âmbitos social, econômico, ambiental e institucional”.

De acordo com a secretária, esses serão os próximos passos. “Com a homologação da lei, demos início ao processo de formação das equipes gestoras. Agora com a oficialização do Currículo Municipal, contextualizando nosso território e do Jacareí Conect@ndo ODS, vamos desenvolver a cultura de elencar os ODS nas ações pedagógicas e projetos que serão impactados por esse alinhamento”, aponta. “Os ODS vêm alinhavando os campos de experiências, os objetivos de aprendizagens e as áreas do conhecimento do nosso Currículo de forma mais efetiva”, afirma Maria Thereza.

O evento de lançamento, dirigido para cerca de 1.500 professores municipais de creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos, teve a participação de integrantes do Projeto WASH, representados por Elaine da Silva Tozzi, coordenadora do WASH Paraná; e do físico Wilson Namen, um dos fundadores do Movimento “Nós Somos a Ciência” e pesquisador do WASH. Namen integrou o lançamento com a palestra “Inteligência e Sensibilidade. O mundo pensado para várias gerações”, permeando os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Também compuseram a mesa no evento, Marta Cecília Amorim, ex-diretora do Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação de Jacareí; Maria Regina Passos Pereira, consultora da Conatus Educacional e coordenadora dos estudos para a elaboração do Currículo da Rede Municipal de Ensino de Jacareí; e Débora Figueiredo Gomes Batista, diretora do Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria de Educação de Jacareí.

Para Maria Thereza é fundamental desenvolver ações práticas de sustentabilidade na aprendizagem. “Só por meio da Educação é possível transformar a sociedade. Acredito na força da Educação para esse processo de transformação”.

A secretária argumenta: “a reflexão não é qual planeta vamos deixar para nossos filhos, mas quem são os filhos que vamos deixar para cuidar desse planeta que está tão degradado”, coloca.

Para a secretária é importante que a cultura dos ODS seja repertório dos professores na implantação do Currículo Municipal, documento vivo que norteia as práticas metodológicas em sala de aula.

“Participamos da construção do Currículo Paulista, que gerou o Currículo Municipal, contextualizando os assuntos regionais e território educativo de Jacareí, como o Rio Paraíba, a lenda da Cobra Grande, o Bolinho Caipira e outros”, diz.

Segundo Maria Thereza, os temas dos ODS serão construídos a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar. Os Programas em Rede, implementados desde que assumiu a gestão, favoreceram a implantação do Jacareí Conect@ndo ODS em 2022, aprofundando o diagnóstico do território educativo associado à geografia social deste território.

“O PPP é o planejamento estratégico a partir desse levantamento e do que pode ser transformado, estabelecendo prioridades, objetivos, metas com ações e projetos para monitoramento anual.”

Segundo a secretária, “neste momento, é fundamental a redefinição da missão, visão e valores de cada unidade escolar para os próximos quatro anos. Pensamos grande, mas começamos passo a passo”.

Maria Thereza completa: “estamos no primeiro ano do novo PPP da escola. No último ano deste segundo mandato, acredito que vamos entregar o município com melhores condições de sustentabilidade”, completa.

Programas criados em Jacareí

Desde que assumiu a gestão em 2017, a secretária de Educação de Jacareí criou uma rede de programas para humanizar e integrar as ações educativas, para melhoria da aprendizagem com equidade, baseados nos indicadores do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com os projetos: Valores (2017); Jacareí Cidade Leitura (2018); Matematicando Jacareí e Feira de Leitura (2019); Cientificando Jacareí (2020); Conectando Jacareí, em parceria com o Projeto WASH (2021); e Jacareí Conect@ndo ODS (2022), também com apoio do WASH.

Texto: Delma Medeiros
Revisão: Nádia Abilel de Melo

 

Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1- Erradicação da pobreza
2- Fome zero e Agricultura Sustentável
3- Saúde e Bem-Estar
4- Educação de Qualidade
5- Igualdade de gênero
6- Água potável e Saneamento
7- Energia acessível e limpa
8- Trabalho decente e Crescimento Econômico
9- Indústria, Inovação e Infraestrutura
10- Redução das desigualdades
11- Cidades e comunidades sustentáveis
12- Consumo e produção responsáveis
13- Ação contra a mudança global do clima
14- Vida na água
15- Vida terrestre
16- Paz, Justiça e Instituições eficazes
17- Parcerias e meios de implementação

(Fonte: ONU)