A Comissão Organizadora do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, composta de profissionais, usuários (as), gestores, movimentos sociais e segmentos ligados à saúde mental preparam o encontro, depois de 12 anos da última Conferência, realizada em 2010.
O Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS) e Movimento de Luta Antimanicomial de Campinas (MLAC) convidam os delegados e delegadas eleitos (as) nas pré-conferências distritais e conferências livres, a participarem da 3ª. Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas (CMSMC), que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Campus 2 da PUC-Campinas. Esta 3ª. CMSMC ocorre 12 anos depois do encontro anterior, realizado em 2010. O encontro será presencial, respeitando todos os protocolos sanitários impostos pela pandemia de Covid-19, como obrigatoriedade de máscara o tempo todo, uso de álcool gel e limite de 70% de ocupação dos auditórios. Também, em cumprimento às normas sanitárias, só poderão participar presencialmente da Conferência, os delegados e delegadas eleitos (as) em uma das cinco pré-conferências distritais e nas conferências livres.
O encontro vai abordar a luta antimanicomial e a defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS). Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia dos serviços de saúde mental; políticas de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia são os outros eixos que serão discutidos na 3ª. CMSMC.
No início desse mês, usuários e usuárias do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira realizaram a Plenária Livre Trabalho e Saúde Mental. Também foram realizadas as Conferências Livres das Mulheres – Saúde Mental e Equidade, a da luta LGBTQIA+ e Saúde Mental e a do Racismo e Saúde Mental, todas como preparatórias da 3ª. Conferência e da 5ª. Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocasiões em que foram preenchidas as vagas remanescentes de delegados e delegadas usuários do serviço.
Nayara Oliveira, presidenta do CMS destaca que, historicamente, as políticas públicas de saúde mental são baseadas nas diretrizes apontadas pelas conferências; e o hiato de 12 anos da conferência anterior mostra que a saúde mental não tem sido encarada como prioridade pelos governantes. “Isso é paradoxal, porque Campinas sempre esteve na vanguarda da luta antimanicomial. Campinas, Santos e São Paulo foram as primeiras cidades brasileiras a implantar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um passo importante na luta antimanicomial”, afirma.
Confira a Programação:
Dia 8 de abril, das 18h às 22h – Início da Conferência, com credenciamento de delegados (as), Mesa de Abertura, Conferência Magna e Leitura do Regimento.
Dia 9 de abril, das 8h às 16h – Credenciamento de delegados (as) e os trabalhos em grupo.
Dia 10 de abril, das 8h às 17h – Será realizada a Plenária Final, com apresentação e votação das propostas e moções e eleição de delegados (as) para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde Mental, que serão realizadas, respectivamente, em 23 a 25 de junho e 8 a 11 de novembro de 2022.
As atividades da 3ª. Conferência estarão concentradas no Auditório Monsenhor Doutor Emílio José Salim e no bloco “A” do Centro de Ciências da Vida do Campus 2 da PUC-Campinas (Av. John Boyd Dunlop, Jd. Ipaussurama). A Conferência será transmitida pelo Facebook do CMS (https://facebook.com/conselhomunicipaldesaudedecampinas/ e no canal do Youtube do Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde (CETS).
Texto: Delma Medeiros/Especial para o CMS via Projeto WASH
