Talk Show discute a importância das lutas indígenas para o meio ambiente e seu vínculo com a ciência
A líder indígena Sônia Guajajara e o divulgador científico Pirula são os convidados do seminário on-line “Povos Originais e a Biologia”, conteúdo do Movimento Nós Somos a Ciência, apresentado pelo físico Wil Namen, que estreia na rede educativa TVT nesta quinta-feira, 18 de novembro, às 17h, resultado de uma parceria da emissora com o Projeto WASH.
As entrevistas são organizadas pelo movimento Nós Somos a Ciência – grupo focado em comunicação científica que defende a ciência como base para a tomada de decisões de políticas públicas. A entrevista, com uma hora de duração, vai discutir temas como as frentes e articulações da luta indígena; a falta de conservação da fauna e da flora no Brasil; a importância da preservação do estilo de vida do povo indígena para o meio ambiente.
O programa reúne três personalidades, Sônia Guajajara, forte liderança indígena, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros (APIB), a primeira mulher de origem indígena pré-indicada a vice Presidência da República, na chapa encabeçada por Guilherme Boulos em 2018 e participante brasileira da COP26, em que pediu proteção aos povos da floresta; Pirula, doutor em Zoologia pela Universidade São Paulo (USP), divulgador científico e criador do Canal do Pirulla, em que fala sobre ciência, religião e evolução; e o físico formado pela USP Wilson Namen, um dos cofundadores do grupo Ciência em Show e do movimento Nós Somos a Ciência, atualmente pesquisador do Projeto WASH ligado ao CNPq. Trabalha há mais de 20 anos com divulgação científica em grandes meios de comunicação. Apresenta e dirige o programa “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, exibido pela Rede TVT.
Wil Namen explica que a série de entrevistas, produzidas por ele e por Rafael Procópio, foram transmitidas pelo canal do Youtube e pelo Facebook do Nós Somos a Ciência, como uma alternativa de oferecer conhecimento científico de forma descomplicada durante o período de isolamento decorrente da pandemia do novo coronavírus. “Ouvimos grandes especialistas e discutimos diferentes temas relevantes para a ciência e a nossa sociedade, sempre facilitando a linguagem para que ela conseguisse chegar a pessoas sem formação científica”, explica Namen. “A ideia de fazer isso pelas redes sociais foi para continuar divulgando a ciência, combatendo o negacionismo e mostrando a importância da ciência no contexto social, deixando claro quanto ela é necessária para não sermos enganados por notícias falsas e o quanto é importante para a formação de uma sociedade mais justa”, afirma.
“O diálogo sobre a ciência é muito bem-vindo, em todas as mídias. Sendo exibido agora numa mídia aberta como a TVT, com um nicho de público já formado, é um ganho muito grande tanto para o programa como para a sociedade”, reforça Rafael Procópio, co-fundador do Nós Somos a Ciência e coprodutor das entrevistas.
No programa, Sonia destaca que existem 305 povos indígenas espalhados pelos 27 estados brasileiros e Distrito Federal. “São 274 línguas indígenas faladas no Brasil e temos 114 grupos de povos indígenas que vivem em isolamento voluntário. E é importante dar voz a esse povo, exigir proteção para esses territórios”, coloca. Ela destaca que de início os indígenas resistiam a se envolver na política convencional. “Mas percebemos que as questões indígenas sempre eram secundarizadas, senão esquecidas, e que era preciso ter uma voz nesses espaços”, afirma.
Pirula destaca que as questões indígenas não interessam aos povos “não indígenas”, e que os modos de vida são muito diferentes, por isso a demarcação da terra é tão fundamental. “E não qualquer terra, mas a de seus ancestrais. A conexão com a terra é muito mais que usar roupas e falar uma língua indígena”, observa.
A live “Povos Originais e a Biologia”, tem transmissão aberta na Grande São Paulo e ABC pelo canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistida no canal 512 NET HD-ABC, e está disponível no YouTube. A entrevista será exibida nesta quinta-feira, 18, às 17h, com transmissão simultânea no Youtube.
A TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, que atua desde 2010. Em sua pauta, está o compromisso com a democracia, o fortalecimento da cidadania e a justiça social.
Texto: Delma Medeiros
Revisão: Wil Namen, Elaine Tozzi


