Projetos dos estudantes, em diferentes áreas do STEAM, metodologia de ensino que integra conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, chamam a atenção de organizadores

O projeto “O uso da plataforma Scratch para o estudo da Geometria Plana em constelações”, do  estudante  Guilherme Guimarães de Freitas Bego  foi selecionado como um dos finalistas da 9ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, na categoria Ciências Exatas e da Terra.

A mostra reúne projetos científicos de escolas regulares, integrais e técnicas, é promovida pela empresa 3M.

Guilherme

Guilherme é aluno da EE Vitor Meirelles, em Campinas (SP) e bolsista do Projeto WASH. A  orientação científica  é realizada pela Professora Evelyin Tiemi Takamori e pelo  Professor  André Luís Malavazzi. Além desta Mostra, o estudante participará  da FeCeesp (Feira de Ciências das Escolas do Estado de São Paulo);  está na fase seletiva estadual; submeteu o projeto na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista promovido e organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Ao propor o estudo da Geometria Plana contida nas constelações, Guilherme utilizando o Scratch criou uma personagem que ajuda o jogador-aluno a desvendar conceitos sobre as figuras planas, mais especificamente sobre o triângulo, desenvolvendo também áreas, perímetros e o Teorema de Pitágoras, conforme explica a Professora Evelyin.

O projeto passou por teste na E.E. Vitor Meireles, com as turmas das segundas e terceiras séries, e foi avaliado em vários quesitos, desde jogabilidade, som, imagens, até sobre educabilidade.

“Durante a Pandemia, Guilherme percebeu que vários alunos começavam a desistir de estudar e revisar o conteúdo, principalmente de Matemática. O motivo pelo qual ele criou o jogo foi para ajudar  os alunos e, principalmente, aqueles com mais dificuldades que foram os mais prejudicados nesse período de afastamento”, diz a professora.

Na Mostra 3M,  na categoria Ciências Exatas e da Terra  o projeto “Microparticulados nas Águas do Ribeirão do Piçarrão”, 3 alunas e bolsistas do WASH da EE Vitor Meirelles, Isabelly Donno Martins, Luisa de Paula e Yasmin Morandin buscam analisar os impactos de tais microparticulados sobre a saúde da população campineira. A orientação está a cargo da professora de Química, Magda Maseto, e da professora de Biologia Simone Ferigato. O Programa WASH parabeniza  os estudantes e  orientadores por participarem da 3M!