Websérie educativa faz uma retrospectiva dos primeiros episódios exibidos em 2020

O Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar? reúne no programa que será exibido nesta quarta-feira, 6 de outubro, um compacto com o resumo dos primeiros episódios apresentados no Youtube em 2020. Na apresentação é possível rever alguns dos melhores momentos da série, resultado de uma parceria do Projeto WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia.

Cia. Bola de Meia

Para a pesquisadora e idealizadora do CCVB, Elaine da Silva Tozzi, acompanhar esses episódios serem reprisados pela TV é uma grande satisfação, seja pela importância dos conteúdos, por ser veiculado numa TV educativa como a TVT, por usar diferentes linguagens, por contribuir com a comunicação científica e cultural e, principalmente por oportunizar ao público em período de isolamento um programa que colabora com o processo de alfabetização científica e de educomunicação. Essa websérie é mais um instrumento do Projeto WASH que oferece atividades de educação não formal de divulgação da Ciência e da Tecnologia, contribuindo com a popularização da Ciência.

Para o físico Wil Namen, apresentador do programa, rever os episódios é confirmar a atualidade dos temas. “A sensação é de um trabalho atemporal e necessário. Estimula a educação tanto na escola como no ambiente familiar. O conteúdo é bem rico e pode ser usado em diferentes situações. Revendo, se tivesse que mudar algo, seria bem pouco”, avalia. “É gratificante ver o resultado da parceria do WASH, Nós Somos a Ciência e Bola de Meia. A junção entre Ciência e Cultura é natural. A Ciência é parte do comportamento e da cultura de uma nação”, coloca.

Segundo Victor Mammana, a concepção do CCVB trazida por Elaine Tozzi permitiu que o WASH encontrasse um novo caminho para enfrentar a realidade da Pandemia. “Outro encontro importante foi com Will Namen, que abrilhantou a apresentação do programa, trazendo sua experiência com mais de 20 anos de atuação em divulgação científica. O produtor Rafael Procópio foi fundamental para a estruturação do programa, bem como a atuação de Wagner Rodrigo da Silva, que, juntamente com a Gláucia Veloso, trouxeram uma nova concepção estética”. Victor enfatizou também o talento e criatividade da trupe do Bola de Meia, eternizado pelo casal de artistas Jacque Baumgratz e Celso Pan, com o desafio de trazer composições inéditas que fizessem um elo entre ciência e cultura. Também mencionou o minucioso trabalho de Denise Vieira no lançamento do programa, de Fabiane Kitagawa e Roberta Santana, que atuaram na identidade visual, bem como na elaboração de alguns dos roteiros. Victor finalizou sua intervenção mencionando a importância do apoio dos Deputados e Deputadas, Prefeitos, professores e secretários de educação, que não mediram esforços para divulgar o programa em suas comunidades. Encerrou dizendo que o programa não seria possível sem essa grande rede de colaboradores, bolsistas, entrevistados, entrevistadores e tantos outros.

O público vai poder relembrar momentos marcantes do programa e viajar por territórios diferenciados, como o MAAS (Museu Aberto de Astronomia), em Campinas; Aquário Acqua Mundo, no Guarujá; passear pelas montanhas do Pico dos Dias, no Laboratório Nacional de Astronomia (LNA), e conhecer um pouco desta unidade de pesquisa; passarão pelo Monumento Natural Estadual de Pedra Grande, em Atibaia (SP); entre outros lugares que foram cenários dos programas.

Laboratório Pico dos Dias – Telescópio

Tem ainda um resumo das oficinas de audiovisual, Scratch e jogos, criados nas escolas públicas e Institutos Federais de municípios de São Paulo e do Paraná, baseados na metodologia desenvolvida pelo WASH. E claro, não poderia faltar a diversão, com muita música e histórias autorais apresentadas pelo Bola de Meia, responsável pela dimensão cultural e lúdica da websérie.

Só para relembrar, em 2020, o Ciência e Cultura trouxe temas relevantes como Água, Astronomia; Fauna, Flora e Fogo; A criança e a Ciência e o Sistema Solar. Para o episódio de lançamento foi entrevistado o físico Victor Mammana, coordenador do WASH junto ao CNPq, que falou sobre os objetivos do projeto, que é oferecer uma experiência lúdica para as crianças nas áreas de Ciência e Tecnologia, uma forma de aprender com prazer. Os episódios trouxeram cientistas como Alan Alves Brito, doutor em astrofísica e professor da UFRGS; Liana Anderson, doutora em biologia e pesquisadora do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais); Sílvia Borges, bióloga e gerente ambiental do Acqua Mundo; Cibele Celestino, doutora em física e professora da USP; Emerson Roberto Perez, astrônomo residente no MAAS; Rachel Trajber, doutora em sociologia e pesquisadora do Cemaden, entre outros.

Os conteúdos apresentados no programa são disponibilizados em Libras e legendados, uma iniciativa inclusiva, para garantir mais acesso às pessoas com deficiência. O Ciência e Cultura, vamos brincar? é uma coprodução do Projeto WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia Cultural Bola de Meia.

O Ciência e Cultura é exibido toda quarta-feira, às 12h, na TVT, com reprise na quinta, às 17h. Na Grande São Paulo sintonize no canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistido no canal 512 NET HD-ABC. Também é exibido simultaneamente no Youtube. Mais informações no https://wash.net.br/ciencia-e-cultura-vamos-brincar/

Texto: Delma Medeiros

Revisão: Elaine da Silva Tozzi, Wil Namen e Victor Mammana