Aquecimento global, seca, espécies ameaçadas são algumas das respostas da terra ao descaso humano

Ao longo do tempo, o mundo viveu variações climáticas em escala global, por fenômenos naturais, e nos últimos séculos principalmente pela ação do homem. Um exemplo é o aquecimento global resultante do efeito estufa. Consenso entre cientistas aponta que o resultado mais direto das mudanças climáticas é o aumento das temperaturas. Os registros climatológicos mostram que as temperaturas do planeta estão subindo gradativamente. Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças climáticas (IPCC, sigla em inglês), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), estima que a influência humana é responsável por 1,07% do aumento na temperatura global. O relatório, divulgado no início deste mês, aponta ainda que alta de 1,5°C e 2°C será vista neste século se não houver uma redução efetiva nas emissões de gases de efeito estufa.

Mudanças climáticas são o tema do episódio do programa Ciência e Cultura, vamos brincar?, que vai ao ar na quarta-feira, 15 de setembro, às 12h, na rede TVT, com exibição simultânea no Youtube. O programa é resultado de uma parceria entre o Projeto WASH, o movimento Nós Somos a Ciência e a Cia. Cultural Bola de Meia.  Juntos, eles reuniram suas experiências para oferecer conteúdos relacionados à Ciência, à Cultura e às Artes, promovendo um ambiente de aprendizado e diversão intergeracional.

Neste episódio, o físico Wil Namen, do Movimento Nós Somos a Ciência e apresentador do programa, conversa com o climatologista José Antonio Marengo Orsini, coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento no Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres.

O Climatologista Marengo

O cientista alerta que o desmatamento e a poluição contribuem diretamente para as mudanças climáticas. Segundo Marengo, a eliminação da floresta altera a biosfera e isso impacta no clima, assim como a fumaça decorrente das queimadas. Para ele, controlar essas questões, apontadas pela Ciência, depende de políticas públicas.

A Cia. Bola de Meia, com os atores Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, apresenta o fictício planeta Sbraboul, que antes era multicolorido e cheio de saúde e, agora, padece de “climopatia aguda”. Juntos eles mostram como encontrar uma cura. Além da história, tem muita música e diversão para a criançada. O Programa WASH apresenta a pesquisa desenvolvida pelos bolsistas  o projeto STAC-IBR: Solução para o Tratamento de Água nas Cisternas instaladas no semi árido do  Brasil. Esse projeto  recebeu reconhecimento internacional, em 2018, ao chegar à finalista do 5º Stockholm Junior Water Prize, na Suécia.  A vinculação do projeto a realidade do semi árido e a política de educação em saúde para os bolsistas foi uma sugestão da pesquisadora Elaine da Silva Tozzi, atual coordenadora WASH Paraná.

O projeto foi desenvolvido, naquele ano, pelos jovens pesquisadores e bolsistas do WASH, Beatriz Ruscetto da Silva, Matheus Henrique Cezar da Silva e Gabriel Gertrudes Trindade, sob orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortolatti do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Campinas. O conteúdo do Ciência e Cultura está disponível em Libras, a língua brasileira de sinais, e com legendas.

O Projeto WASH, é um programa de alfabetização científica e tecnológica para divulgação da Ciência nas escolas públicas, vinculado ao CNPq, com apoio dos deputados federais que aportam recursos para educação científica e tecnológica. Por meio de entrevistas com os principais cientistas e pesquisadores do país; o Movimento Nós Somos a Ciência promove a comunicação científica, aproximando a ciência da sociedade em uma linguagem simples. A Cia Cultural Bola de Meia é um Ponto, Pontinho e Pontão de Cultura da Cultura da Infância, Tradicional e da Educação, e já conquistou o Prêmio Escola Viva pelo Ministério da Cultura. A proposta do programa é tratar temas relevantes para a comunidade, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, pais e responsáveis, além dos educadores.

O Ciência e Cultura é exibido toda quarta-feira, às 12h, na rede educativa TVT, com reprise na quinta, às 17h. Na Grande São Paulo sintonize no canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistido no canal 512 NET HD-ABC. Também é exibido simultaneamente no Youtube para as demais regiões. Mais informações em https://wash.net.br/ciencia-e-cultura-vamos-brincar/

Redação: Delma Medeiros (com colaboração da Kaio Lima Duarte)

Revisão: Elaine da Silva Tozzi