Os impactos do fogo para a fauna e a flora é o assunto do quinto episódio do programa Ciência e Cultura, vamos brincar?
O Brasil tem a maior biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 103 mil espécies animais e cerca de 43 mil espécies vegetais. Mas esse tesouro se encontra ameaçado. O avanço das queimadas tem colocado em risco a vegetação e os animais de diversas regiões em todo o país. Esse é o tema do próximo episódio do “Ciência e Cultura, vamos brincar?”, do Projeto WASH, que vai ao ar na quarta-feira, 8 de setembro. Com o título “Os impactos do fogo para a fauna e a flora”, o episódio traz informações sobre a biodiversidade da fauna e flora no país, com entrevista, música e contação de histórias, entre outras curiosidades.
Dados alarmantes
Os números são assustadores. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente em agosto a Amazônia registrou pelo menos 28 mil focos de calor. Esse dado é o terceiro maior em 11 anos. O Inpe aponta também que São Paulo tem o agosto com o maior número de focos de incêndio dos últimos 10 anos. No dia 22 de agosto, um incêndio destruiu 1.600 hectares do Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. O fogo queimou o equivalente a cerca de 80% da área do Parque, o último remanescente de cerrado na Região Metropolitana de São Paulo.
Idealizado pela pesquisadora Elaine da Silva Tozzi, coordenadora do Projeto WASH no Paraná/Pr, o programa tem a proposta de levar conhecimento para as crianças, adolescentes, jovens, enfim para o público intergeracional pelo viés da arte, da cultura e da comunicação científica. Esse episódio vai tratar sobre as ameaças que a biodiversidade da flora e da fauna no Brasil vivenciam neste momento, em razão da falta de preservação ambiental e da irresponsabilidade daqueles que apostam nas queimadas por interesses econômicos. O episódio aborda, também os biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e os Pampas gaúchos – e convida todos a preservarem esse rico patrimônio que o Brasil vem destruindo, sistematicamente. Lembrando que cada bioma abriga diferentes tipos de animais e plantas, muitos deles ameaçados de extinção.
Cemaden

O físico, Wil Namen, do Movimento Nós Somos a Ciência, apresentador do programa, entrevista Liana Anderson, bióloga e pesquisadora do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). E a pesquisadora é enfática ao afirmar que “a floresta não pega fogo sozinha”. Ela fala de como o fogo impacta as florestas, os moradores próximos e também os de outras regiões, afetadas pela fumaça até mesmo da Amazônia.
Para este episódio, a Cia Cultural Bola de Meia preparou uma contação de história bem interativa. “Dona Lili e a onça” é contada e cantada por Jacqueline Baumgratz e Celso Pan e fala dos bichos, das plantas, da busca por uma onça e do fogo na mata.

A equipe do Projeto WASH ainda disponibiliza um vídeo que vai mexer com a emoção do público, ao mostrar a luta de nossa fauna pela sobrevivência. As imagens foram produzidas pelo coordenador do Projeto WASH junto ao CNPq, Victor Pellegrini Mammana que apresenta uma cena comovente de um tatu bebendo água da garrafa. Mammana conta que acompanhava um amigo apoiando no combate a incêndios no Norte de São Paulo, em 2020. Ao se deslocarem de um local de incêndio para outro, viu o tatu no meio da estrada. Pararam o carro e Mammana, que estava com uma garrafa d’água na mão, desceu. “Chamei o bichinho e ele veio. Sou urbano, nunca tinha visto um tatu ao vivo. Mas chamei, ele se aproximou, e estava sedento, ofereci e ele bebeu água na garrafa. Da minha e do meu amigo e depois seguiu viagem”, lembra o pesquisador.

Os conteúdos apresentados no Programa Ciência e Cultura são disponibilizados em Libras e legendados, uma iniciativa para garantir mais acesso e a respeitar a pessoa com deficiência. O Ciência e Cultura, vamos brincar? é uma coprodução do Projeto WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia Cultural Bola de Meia, com apoio do CNPq e dos deputados federais que aportam recursos para educação científica e tecnológica.
O Ciência e Cultura é exibido toda quarta-feira, às 12h, na TVT, com reprise na quinta, às 17h. Na Grande São Paulo sintonize no canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistido no canal 512 NET HD-ABC. Também é exibido simultaneamente no Youtube. Mais informações no https://wash.net.br/ciencia-e-cultura-vamos-brincar/
Redação: Delma Medeiros
Revisão: Victor Pellegrini Mammana e Elaine da Silva Tozzi