Websérie criada para a plataforma Youtube, o “Ciência e Cultura, Vamos Brincar?” está agora na grade da TV aberta, na rede educativa TVT, toda quarta-feira ao meio dia

A imensidão do universo, as galáxias e as constelações são alguns dos temas abordados no segundo episódio a série “Ciência e Cultura, Vamos Brincar?”, que será apresentado nesta quarta-feira, 18, às 12h, na rede educativa TVT (www.tvt.org.br). No episódio, o físico e apresentador Wilson Namen conversa com um astrônomo, uma cientista e professsora sobre a via láctea e suas possibilidades, com intervenções lúdicas e divertidas da Cia. Bola de Meia.

Desenvolvido no âmbito de um projeto do CNPq, o programa é uma co-produção do Projeto WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia. O programa foi inicialmente desenvolvido para a plataforma de vídeos YouTube, mas, devido a seu conteúdo informativo e científico, não ficou só na web. O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” é transmitido, atualmente, pela TV de Jacareí, pelo VRT Chanel – para mais de 175 países em todo o mundo e, ainda, disponibilizado no portal da Secretaria de Educação de Jacareí (SP) para os professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico.

“A chegada do ´Ciência e Cultura, vamos brincar?’ à grade da TVT nos impulsiona a seguir com os ideais que o WASH tem edificado desde seu início, entre eles, a democratização do acesso à Ciência. Nada disso seria possível sem o apoio constante do Cemaden,  do CNPq e dos parlamentares”, diz Victor Pellegrini Mammana, coordenador do Projeto WASH junto ao CNPq. Ele cita que o programa traz pesquisadores do Cemaden e de outras instituições públicas e privadas para falar sobre os diversos temas.

Para Namem, chegar à TV aberta é um avanço e amplia a visibilidade do programa. “A produção de conteúdo educativo é extremamente importante, principalmente quando se trata da TV aberta, que a maior parte dos lares brasileiros possui como um dos principais meios de informação. Produzir conteúdos ligados à Ciência e com preocupação com a qualidade é muito gratificante,  cumpre com  o papel social da TV aberta e das instituições de pesquisa e de fomento que deram origem ao ´Ciência e Cultura, vamos brincar?´”, afirma o apresentador do programa.

“O CCVB foi concebido no contexto da pandemia com o propósito  de  manter as atividades do WASH, cultivar, disseminar a comunicação científica, divulgar e preservar as manifestações culturais. Em 29 de julho de 2020 fizemos a primeira gravação do programa e sua estreia foi em agosto daquele ano. Celebramos esse primeiro aniversário com a chegada do programa à TVT, com seus vários episódios. O projeto tem muitos outros resultados, mas a presença numa TV de grande alcance é um marco para nós. É uma alegria celebrar essa nova fase em parceria com a TVT,  que generosamente nos deu a oportunidade de atingir uma nova e vasta audiência”, comenta Elaine Tozzi, idealizadora do “Ciência e Cultura, vamos brincar?”.

Na Grande São Paulo, sintonize no Canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistida no canal 512 NET HD-ABC, e está disponível no YouTube e no site da TVT.