Prefeituras do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (CODINORP) adotam metodologia do WASH
O Projeto WASH passa a colaborar com o Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (CODINORP), por meio da adesão das prefeituras no método de disseminação e popularização da ciência.
Disseminadores do Projeto auxiliarão a apresentar e propor ações do WASH na educação. “Estamos na fase de preparação do plano de trabalho e de formação dos bolsistas multiplicadores. Queremos concluir esta etapa até o final de agosto e começar as oficinas do WASH em setembro, em todas as cidades”, conta Luciano Rudnik, coordenador estadual do WASH.

Em visita aos municípios, o Projeto tem sido apresentado aos prefeitos. Ele já está em fase de implantação nos municípios de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva e Porecatu, além das cidades de Bela Vista do Paraíso, Cambé, Doutor Camargo e Santo Inácio. O WASH já atua em Londrina e Prado Ferreira. A expectativa é a de chegar a ainda mais cidades para promover ciência, tecnologia e inovação em todo o Paraná.
As Secretarias de Educação de cada cidade possuem autonomia para determinar quais escolas receberão o Projeto.
A expansão do WASH no Estado do Paraná é fruto de um trabalho que se iniciou em Campinas (SP). O Projeto atual é realizado em conjunto com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A deputada Federal Luísa Canziani e a Fundação Araucária aportam os recursos financeiros.