Faça chuva ou faça sol; faça frio, faça calor, no sábado, dia 13 de março, vai ao ar o oitavo episódio do programa Ciência e Cultura, vamos brincar?, sobre Mudanças Climáticas, pelo canal do Programa WASH, no YouTube. Guarde o guarda-chuva e venha com a gente, porque o clima vai esquentar!

O climatologista e meteorologista José Antonio Marengo Orsini é o convidado do episódio. Na conversa com o físico Wil Namen, que representa o Nós Somos a Ciência, Marengo fala sobre o impacto da poluição e do desmatamento no clima, como tais efeitos podem ser minimizados e, ainda, orienta os pequenos futuros climatologistas sobre a profissão.
Marengo é coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres. Graduado em Física e Meteorologia, mestre em Engenharia de Recursos de Água e Terra, é doutor em Meteorologia. Fez pós-doutorado na NASA-GISS e Columbia University, em Nova York (EUA) e na Florida State University, na estadunidense Flórida, em modelagem climática.
“Climopatia aguda”
Já a Cia. Cultural Bola de Meia, com os atores Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, traz notícias intergalácticas para o episódio: o fictício planeta Sbraboul, que antes era multicolorido e cheio de saúde, padece de “climopatia aguda”. Será possível encontrar uma cura? Além da história, tem muita música e diversão para a criançada.
Tratamento de Água nas Cisternas
E o Programa WASH apresenta o projeto STAC-IBR: Solução para o Tratamento de Água nas Cisternas Instaladas no Brasil, que recebeu reconhecimento internacional, em 2018, ao chegar à finalista do 5º Stockholm Junior Water Prize, na Suécia. O projeto foi desenvolvido, naquele ano, pelos jovens pesquisadores e bolsistas do WASH, Beatriz Ruscetto da Silva, Matheus Henrique Cezar da Silva e Gabriel Gertrudes Trindade, sob orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortolatti do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Campinas.
Especialmente no semiárido brasileiro, outrora conhecido como polígono da seca, a desertificação e a irregularidade das chuvas fazem das cisternas recursos valiosos para o acesso à água. A contaminação dessas águas, contudo, é um problema que o projeto STAC-IBR se propôs a resolver.
Sobre o programa
O Ciência e Cultura, vamos brincar? é uma coprodução do Programa WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia. A proposta é popularizar a ciência, estimular a cultura científica, com arte, diversão, tecnologia e comunicação para todo o público, ainda que o público prioritário sejam as crianças e adolescentes.O conteúdo do Ciência e Cultura está disponível em Libras, a língua brasileira de sinais, e com legendas. Ele é transmitido para 175 países pelo VRT Channel.
Episódios anteriores estão disponíveis no YouTube: Os episódios 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Projeto podem ser assistidos no canal do Programa WASH, no YouTube. Se você não acompanhou, vale a pena conferir! Aproveite e inscreva-se no nosso canal!
Redação: Bárbara Beraquet
Revisão Nádia Abilel de Melo