É, neste sábado, dia 15/08, a noite de estreia do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, que nasce com a proposta de levar muito aprendizado, divulgação e popularização da ciência e da cultura da infância ao público. O projeto vai ao ar, a partir das 19h, no canal do Programa WASH, no YouTube.
O Programa WASH (Programa de letramento digital para divulgação e disseminação da Ciência nas escolas públicas, vinculado ao CNPq) idealizou a proposta e convidou parceiros para concretizar esta produção.
“Aprender, brincando e brincar, aprendendo”. Esse é o objetivo do “Ciência e Cultura, vamos brincar?“, conta Elaine da Silva Tozzi, coordenadora executiva do Programa WASH, que concebeu o projeto e coordenou a sua implantação. “Queremos estimular a cultura científica de uma maneira divertida”, defende.
O público-alvo do “Ciência e Cultura” são crianças e adolescentes, mas os conteúdos também são pensados para atender pais e responsáveis, educadores; enfim, toda a comunidade.
Além do Programa WASH, respondem pelo projeto, o Movimento Nós Somos a Ciência que, através de entrevistas com os principais cientistas e personalidades do país, promove a comunicação científica, aproximando a ciência da sociedade, com linguagem simples; e a Cia Cultural Bola de Meia, Ponto, Pontinho e Pontão de Cultura da Cultura da Infância, Tradicional e da Educação, que já conquistou o Prêmio Escola Viva pelo Ministério da Cultura.
Elaine conta que foram cerca de três meses de preparativos para colocar o “Ciência e Cultura” no ar; e o resultado será um “mix” de conteúdos de cada parceiro, mas todos alinhavados e dentro de uma linha editorial que respeite os saberes científico e o cultural.
Programação compartilhada
A programação do Ciência e Cultura será compartilhada entre os três parceiros.
O WASH trará, para a programação, a Cultura Maker (incentivando as crianças a colocarem as mãos na massa para aprender ciência), rodas de conversas com estudantes sobre Iniciação Científica, muitas produções audiovisuais, abordando técnicas simples de programação, além de convidados para ensinar o como fazer (em verdadeiras oficinas virtuais). Além disso, será mais um espaço para a divulgação das atividades do WASH em diversas cidades do Brasil. Hoje, o Programa WASH tem parcerias em escolas públicas, universidades, institutos federais dos estados de São Paulo e do Paraná, e pode ser expandido para outros estados.
Já o Movimento Nós Somos a Ciência contribuirá com grandes diálogos sobre a Ciência e sua importância no dia a dia das pessoas, tratando da temática com os principais nomes da área; traduzindo o linguajar acadêmico para uma fácil compreensão de pessoas que não são cientistas. O material produzido conta com a mediação do físico, Wil Namen, que também é cofundador do Ciência em Show; e do diretor e produtor Rafael Procópio, que divide a cofundação do Movimento Nós Somos a Ciência.
Outra bandeira do Movimento, direcionada ao público, é a de apontar caminhos profissionais, dando dicas para incentivá-los às carreiras científicas.
A Cia Cultural Bola de Meia, de São José dos Campos-SP, promete muitas brincadeiras, oficinas, produção de brinquedos, cantigas, contação de histórias, rodas de conversas sobre Educação na primeira infância e musicalização, entre outras atrações. A Cia já teve seu trabalho reconhecido em diversos prêmios do Ministério da Cultura, como o Prêmio Pontinhos da Cultura, Prêmio Areté – Selo de Excelência da Literatura Brasileira, Prêmio ASAS para Cia Cultural Bola de Meia e Prêmio Itaú Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância) – Educação e Cultura: experiências que transformam – Projeto Cultura Cidadania/SP, entre outros.
O “Ciência e Cultura” será veiculado quinzenalmente, com programas inéditos aos sábados, mas será garantida uma programação semanal às quartas-feiras, no mesmo horário, às 19h, quando cada parceiro assumirá o protagonismo editorial da semana. A duração estimada da programação, tanto no sábado quanto às quartas, será de uma hora.
Uma demanda dos tempos de pandemia
De acordo com Elaine Tozzi, o “Ciência e Cultura” nasceu no contexto dos tempos de pandemia. Ela explica que as atividades do WASH ocorriam de maneira presencial. “Aí, veio o desafio de seguirmos com o Programa, então pensamos em uma forma de estar perto do público e dar continuidade às atividades, mas sem sobrecarregar os professores, as mães, os pais e os alunos. Buscamos parceiros que contribuíssem com a nossa proposta, que atuam no campo da Ciência e da cultura, com leveza e ludicidade. A gente se uniu ao Movimento Nós Somos a Ciência, que já faz um trabalho de popularizar e levar a ciência à sociedade; e à Cia Cultural Bola de Meia, pela reconhecida atuação na cultura da infância”.
Para o físico Wil Namen, do Movimento Nós Somos a Ciência, o projeto é “um presente para quem tem a necessidade de interpretar, interagir e propagar o que nós somos. Faz todo sentido para uma sociedade melhor e é importantíssimo para nos sentirmos vivos”.
De acordo com Namen, “os integrantes do projeto Nós Somos a Ciência são muito gratos por serem parte indissociável disso tudo. Podemos mudar o mundo por PENSAR e Agir dessa forma.”
Para os artistas que integram a Cia Cultural Bola de Meia, Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, “essa é uma parceria muito importante, que propõe reflexão e ação, com temas que compartilhamos como vocação social: Ciência e cultura: vamos brincar?”
SERVIÇO: Lançamento do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?
Data: Dia 15 de agosto de 2020, próximo sábado, às 19h.
Conteúdos: Aprender brincando e brincar aprendendo, esse é um dos pilares da programação, abordando a ciência, o universo da cultura, das artes e da ludicidade, de uma forma divertida e com muita leveza.
Local: Canal do Programa WASH, no YouTube.
Público: O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” terá como público crianças, adolescentes, jovens, pais e responsáveis, além de professores. Enfim, será uma programação para toda a comunidade.
Texto: Denise Pereira
Fotos: Arquivos Pessoais: Elaine Tozzi e Wil Namen
Cia Bola de Meia:


Compartilhe!
Mais Notícias
WASH nas redes
Leia no site:
No post found!
Realização
Parcerias






EMEF Prof.
ORLANDO CARPINO
Campinas – SP
Escola Municipal
LAMARTINE DELAMARE
Jacareí – SP
Escola Municipal
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Campos do Jordão – SP





