Em artigo, jornalista e socióloga, Gabrielle Adabo, fala sobre as divulgadoras da ciência, tema da sua tese de mestrado, e sobre a invisibilidade feminina na área.
…“Essa invisibilidade das mulheres na história é um desafio em muitas áreas do conhecimento, uma lacuna que precisa ser preenchida. Na história da divulgação científica brasileira, a bibliografia lida até então me mostrava apenas nomes masculinos como atores. Gabrielle é mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Jornalismo Científico, ambos pelo Labjor da Unicamp. Possui graduação em Sociologia, Antropologia e licenciatura em Ciências Sociais pela Unicamp.
Sabe aquelas perguntas que todos nós temos sobre o universo? Para grande parte delas, o Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar? trouxe respostas, no sábado passado, dia 29, no segundo episódio, que abordou “Estrelas e Constelações”. O cenário escolhido para as gravações não poderia ser outro: foi o Museu Aberto de Astronomia – MAAS, em Campinas. Quem conferiu o programa viu que, a olho nu, o ser humano consegue observar até 6 mil estrelas, em 88 constelações. É isso mesmo, sem usar qualquer instrumento como um telescópio. A informação foi dada pelo astrônomo Emerson Roberto Perez, responsável pelo MAAS.
Astronomia com ciência e arte. Esse é o tema que vai contornar a programação do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, no próximo sábado, dia 29 de agosto, no Canal do Programa WASH, no YouTube, às 19h.
Já está tudo pronto e o programa promete muitas surpresas, a começar pelo local das gravações: o palco será um museu de astronomia.
Muita ciência, com diversão, na estreia do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, no Canal do WASH, no YouTube, no sábado passado, dia 15/08.
Temas como deslizamentos e por quê acontecem, a importância da solidariedade e do isolamento social, em tempos de pandemia, e apresentações de cada parceiro que integra o Projeto marcaram a programação de lançamento, que teve ainda muita música e aprendizados.
Hoje, dia 15/08, é noite de estreia para o Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, que nasce com a proposta de levar muito aprendizado, divulgação e popularização da ciência e da cultura da infância ao público. O projeto vai ao ar, a partir das 19h, no canal do Programa WASH, no YouTube.
“Aprender, brincando e brincar, aprendendo”. Esse é o objetivo do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, conta Elaine da Silva Tozzi, coordenadora executiva do Programa WASH, que concebeu o projeto e coordenou a sua implantação. “Queremos estimular a cultura científica de uma maneira divertida”, defende.